Os melhores atletas da canoagem slalom brasileira vão disputar, a partir desta quinta-feira (17), no Canal Itaipu, as seletivas para definir as equipes que representarão o País nos torneios internacionais de 2011.
No calendário de competições, estão o Campeonato Mundial, em setembro, na Eslováquia, e quatro etapas da Copa do Mundo de Canoagem Slalom – na Eslovênia (junho), França (julho), Alemanha (também em julho) e República Tcheca (agosto).
As seletivas, que prosseguem no sábado (19) e no domingo (20), são organizadas pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e vão reunir os 30 melhores classificados no ranking nacional em quatro categorias: K1 (caiaque) masculino e feminino; C1 (canoa) feminino e C2 masculino (com dois atletas).
Entre os atletas convocados, seis – cinco meninos e uma menina – integram o projeto Meninos do Lago, desenvolvido por Itaipu no Parque da Piracema. “São atletas que hoje estão entre os melhores do Brasil”, comentou Argos Gonçalves Dias Rodrigues , superintendente da CBCa.
Disputas – De acordo com a Rodrigues, serão selecionados no máximo 18 atletas, desde que alcancem os índices estabelecidos pela confederação. Cada competidor fará três provas e terá o pior resultado descartado.
“Depois faremos a somatória e quem tiver as melhores pontuações vai integrar a seleção brasileira”, indicou, ressaltando que a participação nos torneios é limitada. Na Copa do Mundo, por exemplo, apenas um atleta de cada categoria terá vaga garantida.
Canal Itaipu é considerado um dos melhores do mundo para a prática da canoagem – Na seletiva, Argos Rodrigues prevê que a categoria K1 masculina será a mais disputada. “Estamos com cinco ou seis atletas [da K1] no mesmo nível. E são todos atletas jovens, o que nos dá uma grande esperança para [os Jogos Olímpicos de] 2016 [no Rio de Janeiro]”, afirma.
O superintendente da CBCa fez questão de elogiar o Canal Itaipu, que já sediou competições importantes, como o Mundial de Canoagem, em 2007, e o Campeonato Pan-Americano de Rafting, em agosto do ano passado. “É o melhor que nós temos no continente americano. O mundo inteiro adora este canal”, elogiou.
Seminário – Além da seletiva, a CBCa vai promover, durante a competição em Foz, o 2º Seminário para Técnicos e Dirigentes da Canoagem Slalom. O objetivo é discutir e estabelecer estratégias para desenvolver o esporte no País.