Search
Previous slide
Next slide

Começa a votação para a escolha dos nomes dos filhotes de oncinhas do Refúgio

Previous slide
Next slide
Foto: Alexandre Marchetti

Foi difícil conter a alegria dos 44 alunos da Escola Estadual Arnaldo Isidoro de Lima que foram conhecer, ontem, 11, os filhotes recém-soltos no Recinto das Onças no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV). Os alunos fazem parte do grupo que irá batizar os felinos, escolhendo a partir de uma lista de nomes pré-definida.

A campanha “Que nome você acha que combina com a gente?” conta com a participação das crianças de duas escolas municipais da Vila C – Arnaldo Isidoro de Lima e Padre Luigi – para decidir entre as opções selecionadas pela Diretoria de Coordenação da Itaipu. Todos os alunos das escolas estão participando de visitas para conhecer as onças e votar no nome preferido.

As opções, todas no idioma avá-guarani, são Arandu (sábio), Marangatu (santo) ou Pytu (fôlego) para o macho, e Panambi (borboleta), Poty (flor) ou Porã (bonita) para a fêmea. Durante as visitas ao espaço, as crianças votam usando um tablet.

Foto: Alexandre Marchetti

No total, pouco mais de mil crianças devem participar da votação, que segue até outubro. Até o momento, aproximadamente 150 já votaram. A escola que alcançar o maior número de votos nos nomes vencedores será contemplada com cinco computadores, para equipar ou instalar uma sala de informática.

O concurso foi muito bem recebido pelas crianças, de acordo com a professora Geneci Alves de Oliveira, que acompanhou a turma. As visitas ao Refúgio já são, para a maioria delas, um prêmio. “Estão todos admirados por estarem tão próximos dos animais assim”, comentou Geneci. “Alguns nunca visitaram o Refúgio antes e ficaram maravilhados. Estamos todos felizes pela iniciativa da Itaipu”, completou a professora.

Ver os animais tão de perto fez Roque Pinheiro, de sete anos, se sentir “melhor do que nunca”. “Essa visita foi incrível, tem muitos animais aqui! O Refúgio é muito legal, podem vir todos!”, convidou.

O passeio também foi elogiado pelo Vicente Felipe Amaral, de seis anos: “Incrível, esse lugar é bem bonito!” Já a Yasmin de Oliveira, de cinco anos, foi bem decisiva para escolher o nome dos filhotes: “Votei no Fôlego (Pytu) e na Bonita (Porã), porque eu também sou!”, brincou a aluna.

Grande família

Foto: Alexandre Marchetti

As onças-pintadas nasceram nos dias 1º e 2 de junho deste ano, e foram apresentadas à imprensa no dia 27 de junho, data do aniversário dos 35 anos do Refúgio Biológico Bela Vista. Na ocasião, foi feita a sexagem (processo visual para saber se são macho ou fêmea), além de uma avaliação geral para verificar a saúde dos filhotes. O filhote macho é pintado como o pai (Valente), enquanto a fêmea é melânica como a mãe (Nena).

As oncinhas podem ser vistas no Refúgio, junto à mãe, Nena, às terças, quartas e quintas-feiras; nas segundas e sextas-feiras, o espaço fica reservado para o pai, Valente. A escala entrou em vigor no dia 29 de agosto, quando os filhotes foram soltos no espaço pela primeira vez, após três meses de quarentena.

Previous slide
Next slide