Foto: Antonio Lopes |
Além de peixes serão comercializados doces, artesanatos e frutas |
Começou a montagem da estrutura para a 7ª Feira do Peixe Vivo de Foz do Iguaçu, que acontece de 19 a 22 de abril, no pátio da antiga Cobal Vila A. A feira terá uma cobertura central na praça de alimentação de 200 metros quadrados. Ao todo serão 18 expositores em 22 bancas. No local também já estão sendo instalados os pontos de água e luz, banheiros químicos e o gerador de energia elétrica.
Na feira além do peixe vivo, limpos, em postas, filés e resfriado haverá a comercialização de pães, bolos, doces, conservas, mel, compotas, bombons, massas, frutas e artesanato. Quem visitar a feira vai contar também com uma praça de alimentação com a comercialização de vários pratos a base de peixe. As crianças terão à disposição um parquinho.
Está feira acontece tradicionalmente na Semana Santa, época em que o consumo da carne vermelha é substituído pelo peixe por parte de grupos religiosos. Por causa dessa mudança no cardápio, os piscicultores têm a oportunidade de fazer a venda direta do produto para o consumidor. De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Eduardo Spada o crescimento do consumo de peixes nesta época somado ao trabalho dos produtores o evento tornou-se um sucesso. "A feira está crescendo a cada ano, mais produtores estão participando, esperamos vender mais que o ano passado".
A Feira do Peixe Vivo já é um evento tradicional, que faz parte do calendário de eventos do município. A organização e da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, através da Secretaria de Municipal de Agricultura, com o apoio do Sindicato Rural, Itaipu e Associação dos Produtores Rurais e Agricultura Familiar de Foz do Iguaçu.