Imagem: Itaipu Binacional |
Banco de Leite de Foz do Iguaçu precisa de doações |
Com o estoque praticamente vazio, o Banco de Leite de Foz do Iguaçu precisa com urgência de doações de leite materno. O estoque disponível nesta segunda-feira (11) deve durar somente mais quatro dias e, sem a contribuição das mães voluntárias, não será possível atender à demanda de bebês internados na UTI neonatal do Hospital Ministro Costa Cavalcanti.
Nos últimos quatro meses, a unidade vem registrando uma queda expressiva do número de doações. Em setembro foram coletados 154 litros, em outubro a quantidade foi de 137 litros, já no mês de novembro o volume caiu para 120 litros e em dezembro a coleta foi de apenas 89 litros de leite materno.
Segundo a enfermeira Roseli de Oliveira, essa queda costuma ser normal nesse período. Isso porque muitas doadoras costumam viajar de férias, mas os estoques precisam ser mantidos. O hospital pede que as mães que estiverem amamentando ajudem o banco de leite.
Mantido pela Fundação de Saúde Itaiguapy, o Banco de Leite está localizado na Avenida Gramado, próximo ao Hospital Ministro Costa Cavalcanti e tem o apoio do Rotary Clube Foz do Iguaçu, Secretaria Municipal de Saúde e Itaipu Binacional.
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Quem quiser solicitar visita domiciliar pode ligar para o telefone (45) 3576-8000, ramal 8136. A equipe do Banco de Leite orienta a doadora sobre a coleta, armazenamento e conservação do leite.