Foto: Arquivo |
Banco de Leite de Foz do Iguaçu precisa urgentemente de doadoras |
Ela faz um apelo para que as mães que estão amamentando seus filhos colaborem. Toda mulher saudável e que produz leite tem condições de tornar-se doadora. Além de salvar vidas, a doação de leite beneficia a mulher, que volta ao peso mais rapidamente, reduz o risco de câncer de mama, ovários e osteoporose e tem menos sangramento.
Todo leite que chega ao banco é pasteurizado e passa por exames de controle de qualidade físico, químico e microbiológico antes de ser fornecido aos bebês. Entre a chegada do leite humano no setor e a liberação leva-se em torno de uma semana (tempo para os testes e pasteurização).
Serviço – Mantido pela Fundação de Saúde Itaiguapy, o Banco de Leite está localizado na Avenida Gramado, próximo ao Hospital Ministro Costa Cavalcanti e tem o apoio do Rotary Clube Foz do Iguaçu, Secretaria Municipal de Saúde e Itaipu Binacional.
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Quem quiser solicitar visita domiciliar pode ligar para o telefone 3576-8000, ramal 8136 ou no número direto 3575-7983. A equipe do Banco de Leite orienta a doadora sobre a coleta, armazenamento e conservação do leite.
Frascos vazios – A comunidade também pode colaborar com o Banco de Leite fornecendo embalagens de vidro para armazenar o leite recolhido. “A preferência é por embalagens de tamanhos médio e pequeno, como as de maionese e café solúvel”, explica Roseli.
O Banco de Leite é um centro especializado em recolher o leite de mães que o produzem em excesso. Tudo que é coletado passa por um processamento e controle de qualidade para que possa ser distribuído aos bebês prematuros ou com baixo peso que, por algum motivo, não podem ser alimentados pelo leite da mãe.