Pela licitação da prefeitura, o contrato tem validade de um ano para o procedimento de castração cirúrgica, podendo ser feito em cães e gatos, incluindo os machos e as fêmeas.
Pensando em aplicar a política de proteção ambiental é que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Foz do Iguaçu lançou o Programa Municipal de Controle de Cães e Gatos e através da licitação, projetou ter uma empresa responsável em realizar as operações de castração, exames e aplicação de vacina. O programa do Município também prevê o monitoramento do número e situação desses animais nas ruas da cidade.
A clínica veterinária da UDC já vinha desenvolvendo um trabalho parecido com a comunidade, atendendo em média, 15 cachorros ou gatos por dia. A clínica já está apta, dentro de todas as normas sanitárias e obedecendo aos critérios da legislação para realizar os procedimentos de castração com os animais das ruas.
Uma equipe especializada da Prefeitura de Foz do Iguaçu fará a identificação dos cachorros e gatos, através de ligações e denúncias feitas pela própria população. O animal será recolhido e encaminhado até a clínica, onde passará por exames, castração, vacinação. Posteriormente, cada animal será monitorado por microchip. Pelo programa do Município, a clínica poderá realizar os procedimentos cirúrgicos em 40 animais por mês.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, a proposta do programa é reduzir o número de animais soltos pelas ruas, prevenindo doenças e garantindo cuidados com saúde pública. O último censo de animais em Foz do Iguaçu, realizado durante a campanha de vacinação contra a raiva de 2014, mostrou que são, aproximadamente, 47 mil cães e quase oito mil gatos no Município. E ainda, pouco mais de 900 encontravam-se abandonados nas ruas.