Conhecida e já consolidada como um paraíso para os amantes de compras, Ciudad del Este, que completa 67 anos de história neste dia 03 de fevereiro, continua atraindo uma grande quantidade de turistas diariamente, com uma predominância de visitantes brasileiros em busca de produtos tecnológicos e ofertas especiais.
No entanto, nos últimos anos, a cidade tem se empenhado para mostrar ao turista que há muito mais para ser explorado além das lojas e comércios.
Além de ser a segunda maior cidade e uma das mais importantes do país, Ciudad del Este oferece uma diversidade de experiências turísticas.
Desde o turismo religioso até experiências gastronômicas, passando por diversas opções de passeios em meio à natureza e uma variedade de locais para explorar a história local, Ciudad del Este está pronta para surpreender os visitantes que se aventuram a ir além dos limites do microcentro de compras.
Veja a seguir, algumas opções de passeios imperdíveis, para além do microcentro de compras:
Para curtir ao ar livre
Um dos espaços destinados à recreação em Ciudad del Este é o emblemático Lago de La República. O local é muito admirado pelos visitantes, pois é cercado por uma vegetação exuberante, além de ser equipado com ciclovias, trilhas para caminhada e ciclismo além de um anfiteatro onde comumente são organizados eventos.
Além disso, a Avenida do Lago, que margeia o local, abriga dezenas de bares, restaurantes e universidades, que atraem ao local estudantes, moradores e turistas em busca de boas opções de entretenimento e gastronomia.
Inaugurada no início de 2021, e considerada uma das principais obras da gestão do prefeito Miguel Prieto, a Costanera Ñande Renda está localizada no km 8, no Lago Acaray.
A área foi totalmente transformada num espaço de lazer, que também atrai turistas. Ela conta com praia artificial, quadras de vôlei, pistas de skate, ciclovias, ginásios esportivos, parques infantis, anfiteatro, píer e uma área de bosque.
Localizado no Km 12 de Ciudad del Este, a cerca de 800 metros da rota PY 02, o Lago Yrendy faz parte da reserva florestal com cerca de 160 hectares administrada pelo Instituto Nacional Florestal (INFONA). A reserva abriga uma extensão de matas nativas e uma diversidade de espécies frutíferas e medicinais. Uma lenda dos povos originários afirma que um clarão de luz ou meteorito atingiu o local e assim deu origem a esta lagoa.
Seu nome em guarani também se deve a esta lenda: palavra composta formada por água e fogo, “Y” (água) e “rendy” (fogo). Uma das curiosidades que mexem com o imaginário popular e tornam esse local tão fascinante é o fato de, sem ter afluentes, manter sempre o seu nível de água, que não é afetado nem pelas secas mais severas, bem como pelas chuvas mais fortes.
Para entender a diversidade religiosa
Projetada pelo arquiteto uruguaio Carlos Ott e inaugurada em 1966, a Catedral que homenageia o padroeiro da cidade, San Blas, é considerada o templo mais importante da Diocese de Ciudad del Este.
A Catedral San Blas possui uma identidade artística única que lhe confere um aspecto vanguardista e uma arquitetura que a diferencia de todas as outras. Sua forma lembra um barco ou uma arca para ser mais exato. Da porta de entrada até o altar, sua estrutura vai diminuindo.
Com uma cúpula branca de 18 metros de altura se impõe na paisagem de Ciudad del Este e que pode ser avistada desde Foz do Iguaçu, a Mesquita Alkhaulafa Al-Rashdeen é terceiro templo construído pela comunidade muçulmana na região trinacional, composta por Ciudad del Este no Paraguai, Foz do Iguaçu no Brasil e Puerto Iguazú na Argentina.
A mesquita foi construída como centro de oração com capacidade para mais de 500 pessoas, mas também como referência turística com sua cobertura de pedras e materiais importados da Arábia Saudita e da China.
Inaugurado em março de 2020, o Templo Budista Fo Guang Shan de Ciudad del Este começou a ser construído em 2016. A presença oficial da religião budista no Paraguai remonta a 1992, quando um grupo de fiéis locais fundou a Associação Internacional Buddha Light (BLIA) Paraguai, a primeira organização budista do país.
O templo, situado a poucos minutos do microcentro de Ciudad del Este, possui uma área construída de 2.543 metros quadrados, abrangendo salão de cerimônias, sala de meditação, salas de aula, sala de reuniões, galeria de arte, cozinha, sala de jantar, salão de chá, loja de livros e objetos culturais, além de estacionamento.
Como um mosteiro moderno e multifuncional, proporciona aos visitantes a recarga de energia espiritual, representando uma terra pura no mundo humano, onde todos podem encontrar serenidade interior.
Para entender a história
Localizado ao lado da Prefeitura de Ciudad del Este, o Museo El Mensú está instalado no que foi a primeira casa da cidade e que também foi doada para se tornar o primeiro imóvel da administração municipal. No local você pode ver as ferramentas, máquinas e objetos utilizados nos primeiros anos da cidade, bem como vestígios da Guerra do Chaco (1932-1935).
Além disso, estão expostos artesanatos dos indígenas guaranis e dos primeiros habitantes de Ciudad del Este. No museu também é possível conhecer a história dos ”mensues”, antigos coletores de erva-mate, que trabalhavam em sistema de semi-escravidão, antes da fundação de Ciudad del Este.
Localizado a poucos quilômetros da Ponte Internacional da Amizade, o Barrio Obrero foi fundado por operários que trabalharam na construção da ponte e é considerado o primeiro bairro de Ciudad del Este. Nele foram construídas a primeira escola, a primeira delegacia e a primeira igreja da cidade. É neste bairro que se localiza o Terminal de Ônibus de Ciudad del Este e o estádio do Club Atlético 3 de Febrero.
O bairro conta com um espaço intitulado “Museu do Bairro e da Ponte” (Museo del Barrio y del Puente), que ocupa uma das casas em uma das principais ruas do bairro (quase em frente à paróquia San José Obrero) e serve como vitrine, também, para promover o trabalho de artistas locais.
O bairro também se tornou vitrine para diversos artistas, que utilizaram seus muros para criar mais de 600 metros quadrados de murais (que devem chegar a 2 mil metros quadrados) além de ocasionalmente abrigar uma feira gastronômica e de artesanato promovida pelos moradores.
Ciudad del Este é muito mais…
A capital do Departamento do Alto Paraná, revela-se como um destino repleto de encantos, indo muito além dos lugares já mencionados. Entre as opções que merecem ser exploradas, destaca-se a Paróquia San Lucas, uma igreja reconhecida por sua arquitetura deslumbrante. Além disso, a cidade oferece atrativos como o Parque Linear Itaipu, a Praça Ex-Aeroporto Alejo Garcia, o Porto Kattamaram, o Museo Postal e o Parque Chinês.
Os visitantes de Ciudad del Este também têm fácil acesso a locais interessantes nas cidades vizinhas, como o Parque Saltos del Monday e o Parque Aventura Monday, situados em Puerto Presidente Franco. Esses parques proporcionam atividades diversas, incluindo a contemplação de uma das quedas d’água mais famosas do país, conhecidas como as “cataratas paraguaias”.
A poucos minutos de Ciudad del Este, na cidade de Hernandarias, os turistas têm a oportunidade de visitar a Usina Hidrelétrica de Itaipu pelo lado paraguaio, uma experiência enriquecedora que complementa a diversidade de atrações na região.
Uma viagem pela diversidade gastronômica
Ciudad del Este também vem se tornando um irresistível destino gastronômico, proporcionando aos seus visitantes uma experiência culinária única. O município, caracterizado pela convergência de diversas culturas, oferece um acesso descomplicado a seus pratos típicos e a uma variedade de pratos internacionais de alta qualidade.
Turismo gastronômico é o foco
Criada em 2019 com o propósito de ser uma força unificadora impulsionando o turismo gastronômico e atividades noturnas na região leste do país, a Associação de Bares e Restaurantes do Alto Paraná (ASOBARES) vai além da promoção de estabelecimentos. Sob a liderança atual de Leandro Villa, do Ravello Ristorante Italiano, a associação desempenha um papel vital na transformação do destino, almejando posicionar Ciudad Del Este como um destaque no cenário do turismo gastronômico regional, em paridade com Foz do Iguaçu (Brasil) e Puerto Iguazú (Argentina).
A ASOBARES tem concentrado esforços em diversas frentes, incluindo a capacitação, realização de eventos e implementação de atividades comunitárias para fortalecer continuamente o setor gastronômico. Com uma visão abrangente, a associação visa consolidar a região como um atrativo significativo para os apreciadores de boa gastronomia e experiências noturnas memoráveis.
Além de promover os negócios associados, a ASOBARES contribui para o desenvolvimento econômico local e diversificação do setor de entretenimento na região do Alto Paraná. Ações coordenadas pela associação têm impacto não apenas nos estabelecimentos membros, mas também na comunidade, criando um ambiente propício para o crescimento e aprimoramento contínuo.
Descubra mais sobre a diversidade gastronômica de Ciudad del Este a seguir:
Capitão Bar CDE
Detentor da fama de ser uma das esquinas mais badaladas de Foz do Iguaçu, o Capitão Bar recentemente se instalou também no lado paraguaio da fronteira. Situado no coração pulsante de Ciudad del Este, o Capitão Bar é mais do que um simples estabelecimento; é uma experiência única para todos os visitantes. Com um atendimento excepcional prestado por uma dedicada equipe, o local proporciona um ambiente sofisticado, alta gastronomia, drinks exclusivos e entretenimento ao vivo.
Ravello Ristorante
Localizado em uma das avenidas gastronômicas de Ciudad Del Este, o Ravello Ristorante, é onde a culinária italiana ganha vida em cada prato. Sob o cuidado pessoal dos proprietários, cada visita é marcada por um atendimento atencioso, do início ao fim. Com uma seleção de vinhos escolhida especialmente para harmonizar com os pratos oferecidos no cardápio e um ambiente intimista, o restaurante oferece uma experiência incomparável para quem busca autenticidade e sabor.
Desde o polvo salteado, passando pela focaccia deliciosa até espaguete à carbonara, cada detalhe reflete a excelência culinária do chef Carlos Villa. No Ravello Ristorante, a qualidade encontra a hospitalidade, proporcionando uma experiência irresistível para os amantes da cozinha italiana em Ciudad del Este.
Hoplon Club
Localizado na privilegiada área à beira do Lago da República em Ciudad del Este, o Hoplon Club é mais que um simples bar e restaurante – é uma experiência inigualável com uma temática grega encantadora. Este espaçoso local oferece não apenas uma culinária deliciosa, mas também shows ao vivo que mesclam a vibrante cultura paraguaia e espanhola. O cardápio é uma viagem gastronômica entre a Espanha e o Paraguai, com a opção de um buffet livre irresistível e uma variedade de chopps e drinks que prometem satisfazer todos os gostos.
Seja para um jantar romântico nos camarotes temáticos, uma noite animada com amigos nos ambientes abertos ou uma celebração em família, o Hoplon Club se destaca com um atendimento impecável, localização privilegiada e shows de dança típicos que transformam cada visita em uma experiência maravilhosa.
1811 Restô Bar
Localizado um pouco mais distante do microcentro, mas envolto em um ambiente descontraído e acolhedor, o 1811 Restô Bar se ergue como um verdadeiro santuário da gastronomia paraguaia em Ciudad del Este. Este estabelecimento oferece uma experiência única ao apresentar pratos autênticos, como Chinchulin Grelhado, Sopa Paraguaia, e Chouriços Artesanais. A diversidade do cardápio também fica aparente quando notamos os nomes peculiares, usados para cada prato, que homenageiam a rica história do Paraguai.
Com o proprietário sempre presente, circulando entre as mesas, o 1811 Restô Bar não só proporciona uma variedade de delícias culinárias, mas também um ambiente animado com música ao vivo. Seja para assistir esportes, desfrutar de petiscos e bebidas geladas, ou simplesmente apreciar carnes com amigos, o 1811 Restô Bar oferece preços acessíveis e atendimento excelente. Vai além de ser apenas um restaurante; é uma celebração da tradição e do sabor paraguaio, representados por pratos irresistíveis.
Miguel Prieto e a melhor gestão da história
Miguel Prieto Vallejos, ex-bombeiro voluntário, advogado e vereador, assumiu a prefeitura de Ciudad Del Este em 2019, após vencer eleições complementares decorrentes da cassação da então prefeita Sandra McLeod de Zacarías, envolvida em denúncias de corrupção. Ao tornar-se o primeiro prefeito natural da cidade e o mais jovem da história local, Prieto iniciou uma gestão que marcou o fim da longa hegemonia de um clã que governou a cidade por 17 anos.
A ascensão de Prieto representou também uma mudança no cenário político, que era dominado pelo Partido Colorado desde a fundação da cidade. Em pouco mais de dois anos de mandato, ele conseguiu demonstrar à população sua capacidade de promover mudanças positivas, conquistando a reeleição em 2021 com 61,84% dos votos.
Em seu discurso de posse, Prieto comprometeu-se a realizar a melhor gestão da história da cidade, destacando que não era um salvador, mas lideraria uma equipe comprometida em administrar Ciudad del Este com excelência. Suas promessas de campanha desafiaram interesses econômicos poderosos, resultando na retirada de áreas públicas do controle privado, demissões de funcionários corruptos e intensificação na fiscalização e cobrança de impostos.
O prefeito não apenas assumiu o controle de serviços públicos em decadência, como o Terminal Rodoviário, mas também implementou um ambicioso plano de renovação e construção. Destacam-se obras como a Costanera Ñande Renda, no Lago Acaray, e a renovação da frota de ônibus urbanos com a introdução de ônibus elétricos, contribuindo para a redução da emissão de poluentes na cidade.
Com sonhos e planos audaciosos, Miguel Prieto Vallejos pretende transformar Ciudad del Este na principal cidade do Paraguai e na mais importante da região trinacional. Em suas próprias palavras:
“Se antes eu nem sonhava em ser político, hoje fiz da política meu sonho…”