O City Tour Foz do Iguaçu contou com uma turma diferente de visitantes na manhã desta terça-feira, 4. Não eram turistas, mas passageiros interessados em aprender sobre as histórias e curiosidades de Foz do Iguaçu: a turma de Agente de Informações Turísticas do programa “Senac de gratuidade”.
“A ideia de fazer esse passeio é por acreditar nesse novo produto para a cidade, além de acharmos importante para a formação deles”, adianta o instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). “Queremos descentralizar dos principais pontos turísticos da cidade, que eles conheçam muito mais além do roteiro ‘Cataratas-Itaipu’, além de histórias da fronteira”.
A turma de oito alunos já está na metade do curso, com duração total de dois meses e meio (180 horas). Para eles, o City Tour foi uma forma de ver na prática como passar informações aos turistas, já que a formação é direcionada ao atendimento ao público.
Já atuante na área de turismo, Ahlan
M. Sabrin representa bem a união dos povos de Foz do Iguaçu. Filha de pai muçulmano e de mãe católica, ela vê o City Tour como um meio de turistas e iguaçuenses quebrarem alguns preconceitos. “Acho muito legal o pessoal vir conhecer (a Mesquita), porque, aos meus olhos, que sou descendente de árabe, desmistifica essa cultura. Eles passam a conhecê-la por dentro, não por outros ou por notícias”, explica ao se aprontar para entrar na Mesquita islâmica Omar Ibn Al-Khatab.
O curso e o passeio também são formas de agregar conhecimento mesmo para quem não pensa em trabalhar na área de turismo. O haitiano Evens Pierre estuda Biologia na Unila há dois anos, mas embarcou na experiência para matar uma saudade da terra natal. “No meu país, o turismo também é bem desenvolvido. Eu já trabalhei como guia de turismo… E eu não conhecia o City Tour, nunca havia feito. Já tinha passado na frente de muitos pontos pelos quais passamos, mas não conhecia a história. Gostei muito! Podemos ver e falar por nós mesmos, conhecer de verdade”, encerra.
City Tour Foz do Iguaçu
O City Tour Foz do Iguaçu passa por mais de 30 pontos de interesse, além de contar histórias e curiosidades sobre a formação e desenvolvimento da cidade. Desde a época da Colônia Militar até o crescimento expressivo durante a construção da Itaipu Binacional, o City é um meio de mergulhar em conhecer Foz do Iguaçu e da tríplice fronteira como você nunca viu.
Serviço
Passeio guiado (Guia de Turismo bilíngüe)
Funcionamento: De terça a domingo
Horários de embarque:
Manhã – 8h30 (Shopping Catuaí Palladium) e 9h (Avenida Brasil, 106);
Tarde – 13h30 (Shopping Catuaí Palladium) e 14h (Avenida Brasil, 106);
Pontos de parada:
Manhã – Mesquita Islâmica, Ecomuseu e Templo Budista
Tarde – Marco das Três Fronteiras, Mesquita Islâmica e Templo Budista
Reservas:
www.citytourfoz.com.br