São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus, Rio de Janeiro, Porto Alegre e…Foz do Iguaçu!
Através do projeto Cinelatino da Unila, a nossa cidade entra no circuito de estreia nacional do cinema independente com o filme #LosSilencios, da premiada diretora Beatriz Seigner. O filme, aclamado pelo público e júris de festivais ao redor do mundo, retrata um pedaço de terra perdido no Rio Amazonas que se torna o lar de uma família que teve que deixar tudo para trás. O lugar onde refugiados do conflito armado buscam paz e reparação, enquanto lidam com o silêncio de seus entes desaparecidos. #LosSilencios conta o recomeço da vida de uma mãe colombiana, que carrega seus familiares desaparecidos onde quer que vá. Veja o trailer:
#LosSilencios é assinado por uma equipe composta majoritariamente por mulheres, o que significa um passo importante na luta por paridade de gênero e representatividade feminina no cinema. A produção simboliza o olhar e o labor femininos, tanto na frente das telas com a história de Amparo (Marleyda Soto), mãe de dois filhos pequenos e que está fugindo dos conflitos armados da Colômbia. Como por trás delas, com a equipe formada por: Beatriz Seigner (diretora e roteirista), Sofia Oggioni (diretora de fotografia), Renata Maria (montadora), Marcela Gómez (diretora de arte), Ana María Acosta (figurinista) e Mari Figueiredo (responsável pela maquiagem). Saiba mais: https://bit.ly/2Ie8xhp
Após a sessão, o debate contará com a presença de Maurício Alvarez (UFSC PPG – Sociologia Política), Líbia Castañeda (Mestrado em Literatura Comparada – Unila) e Edith Venero Ferro (Doutorado em Relações Internacionais com concentração na área de Política Internacional do centro de Ciências Sociais PUC-Rio).
A exibição é fruto da parceria entre o Cineclube Cinelatino, Núcleo de Integração e Cultura IMEA/Unila, Cine Cataratas e Vitrine Distribuidora.
A sessão será única em Foz do Iguaçu no dia 16 de abril, às 19h, no Cine Cataratas e com entrada a 5 reais.