Search
Previous slide
Next slide

CineDebate História exibe “O velho” e resgata passagem da Coluna Prestes por Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

No início da década de 1920, rebeldes gaúchos e paulistas se encontraram em Foz do Iguaçu, dando início a uma marcha de militares que abalou o curso da história do Brasil. A Coluna Prestes percorreu o país como um manifesto contra a injustiça e a pobreza. E este será apenas um dos temas que serão abordados na próxima sessão do projeto CineDebate História, que exibirá o documentário “O velho: a história de Luiz Carlos Prestes”, de Toni Venturi, de 1997.
 

A partir de depoimentos de testemunhas da história, imagens de época e uma narração informal, entremeados por pequenos respiros poéticos, o documentário conta a história do militante de esquerda que faleceu em 1990. De líder tenentista a secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro (PCB), o “Cavaleiro da Esperança” foi um dos personagens mais emblemáticos da história do Brasil no século 20.

Após a sessão, haverá uma mesa redonda com os professores German Sterling (Unioeste/Uniamérica) e Paulo Renato da Silva (UNILA), com a participação do público. Será o último encontro do ano, encerrando o ciclo “Políticos brasileiros”, que já abordou os ex-presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart.

A exibição será na terça-feira (11), às 19h, na sala 6 da UNILA Centro, que fica na Alameda Rui Ferreira, nº 164-B, próximo ao Corpo de Bombeiros da Avenida JK. A entrada é
gratuita.

Previous slide
Next slide