Está marcado para este sábado (11), às 10hs, o segundo encontro do Ciclo de Debate sobre Literatura Latino-Americana promovido pelos alunos do curso de especialização da UNILA. Desta vez, o tema em discussão será a Morte. O evento acontece na Livraria Kunda Universitária, no centro de Foz do Iguaçu.
O debate faz parte de um projeto da Universidade de aproximar a comunidade das atividades acadêmicas. Os estudantes irão expor alguns estudos realizados nas aulas do curso de Especialização em Literatura Latino-Americana. Neste sábado será discutida a representação e visões da Morte em obras como Crônica de uma Morte Anunciada de Gabriel García Márquez, Os Irmãos Dagobé de Guimarães Rosa, A la diestra de Dios Padre de Tomás Carrasquilla, além de poemas de Augusto dos Anjos e Ruben Darío.
“Para nós é um evento da maior importância já que além da interação com a comunidade temos a oportunidade de testar os conhecimentos que aprendemos nas aulas diárias. Nos surpreendemos com o público da primeira edição, formado não apenas por pessoas da área acadêmica, mas gente da comunidade interessada em literatura”, explicou Fábio Aristimunho Vagas, um dos estudantes que estão organizando o Ciclo de Debates.
Após o debate também será realizado o lançamento da edição bilingue do livro Romanceiro Cigano, de Frederico García Lorca, que foi traduzido pelo discente do curso de especialização em Literatura Latino-Americana da UNILA, Fábio Vargas.
O Ciclo de Debates também terá encontros nos dias 18 e 25 de junho, com os temas Tempo e Espaço.
Ciclo de Debates sobre Literatura Latino-Americana
Horário: 10h as 12h
Local: Livraria Kunda (Rua Almirante Barroso, 1473, Centro, Foz do Iguaçu).
Programação das Comunicações
Jonathan Asdrubal Valencia Londoño – Cronica de una Muerte anunciada, de Gabriel García Marquez.
Carolina Veloso Costa – A representação da morte no Exílio.
Cristiane da Silva – A morte em Os Irmãos Dagobé, de Guimarães Rosa.
Fábio Aristimunho Varga – Visão da morte na poesia de Rubén Darío e Augusto dos Anjos.
Franklin Jhonatan Barreto Ordóñez – El imaginário de muerte en A la Diestra de Dios Padre, de Tomás Carrasquilla.