Search
Previous slide
Next slide

Chefe Regional do IAP rejeita novo local para edificação da nova ponte

Previous slide
Next slide
Foi discutida no mês de dezembro em conferência realizada em Foz do Iguaçu, a apresentação do local para construção da ponte que ligará o Brasil ao Paraguai. Estavam presentes na reunião o secretário de meio ambiente Edson Mezomo, secretário de Turismo Felipe Gonzalez, secretário de planejamento, Wádis Benvenutt entre outros representantes da cidade fronteiriça.
 
 
Chefe regional do IAP rebate: "O impacto será maior no Porto Belo, pela existência do aterro sanitário"

Segundo a matéria publicada em diversos veículos de comunicação de Foz, na reunião, foi apontada a região norte do município (Porto Belo), considerada a melhor opção para a edificação; em defesa ao novo local foi criado um documento redigido pelo grupo na conferência, com o tema “A Aplicação do Estatuto da Cidade e dos Planos Diretores e a Efetivação da Função Social da Propriedade do Solo Urbano”.
 

Posição  – A discussão levou ao Chefe Regional do Instituto Ambiental do Paraná – IAP Irineu Rodrigues Ribeiro, a se posicionar quanto à possível mudança; que de acordo com o mesmo, o local poderá sofrer grandes impactos ambientais e ainda ser prejudicial à região, que conta com um aterro sanitário.
 
O chefe regional apresenta em defesa do antigo local, (região do Porto Meira), já aprovado pelo DNIT — Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, a Resolução Conjunta Nº 01/2006 – SEMA/IAP/SUDERHSA, no artigo 3.1, onde mostra que é incompatível a localização de uma edificação em menos que 1.500 metros de distância de núcleos populacionais, a partir do perímetro da área do aterro sanitário.
 
Ambiente – “O impacto ambiental será muito maior no Porto Belo, pela existência do aterro sanitário e do canal da piracema e ainda os condicionantes no acordo bilateral entre dois países, com o proibimento de qualquer edificação nas proximidades da Usina”, afirma Irineu Ribeiro. 
 
Além de abrigar o aterro, a região norte também possui o canal da piracema; onde é realizado o processo migratório de peixes durante todo o ano.
 
O canal da piracema conta com 10 km de extensão que liga o Rio Paraná nas proximidades da usina hidrelétrica. Este canal usa um trecho do leito do Rio Bela Vista para vencer o desnível médio de 120 metros existente entre o Rio Paraná e a superfície do reservatório. 
 
Argumentando o local escolhido em primeira estância, o Chefe Irineu Ribeiro defende o Porto Meira. “Com a construção da ponte o local ganhará maior inclusão social e desenvolvimento de toda a região; do ponto de vista técnico, não haverá possibilidade alguma de transferência locacional da edificação da 2º ponte”, finaliza o Chefe Regional.
 
 
Leia mais notícias sobre CONSTRUÇÃO DA NOVA PONTE assinando o RSS. Clique aqui e faça o cadastro para receber as informações em seu e-mail.

 

Previous slide
Next slide