Três Centros de Socioeducação – Foz do Iguaçu, Londrina e Laranjeiras do Sul – fazem nas próximas semanas atividades para estreitar o diálogo com adolescentes em cumprimento de medida judicial e suas famílias. As unidades de socioeducação são coordenadas pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social.
“Promover atividades lúdicas e incentivar a integração entre o adolescente e sua família promove a socioeducação e garante o direito de crianças e adolescentes”, disse a coordenadora de socioeducação da Seds, Cláudia Foltran.
No dia 14 o Cense Londrina II terá a sétima edição do programa Escola de Pais. O evento terá a psicóloga Télcia Lamônia de Azevedo Oliveira para falar sobre a família e o desenvolvimento humano.
O encontro em Foz do Iguaçu será com as famílias e adolescentes, nos dias 22 e 23 de março. O evento será organizado pela terapeuta ocupacional Lais Helena Isaias e a assistente social Maria da Gloria Muraro.
O município de Laranjeiras do Sul promove o Cense no dia 22. A orientação será da pedagoga Elisete Toledo com atividades lúdicas direcionadas apenas para os internos.
Atualmente existem no Paraná 18 unidades de internamento e seis de semiliberdade destinadas à medidas socioeducativas. As estruturas dos Censes, Casas de Semiliberdade são bases de atenção que abrigam ou prestam atendimento a adolescentes em diferentes fases do cumprimento de medida judicial, seja no abrigamento, liberdade assistida ou prestação de serviços à comunidade.