Search
Previous slide
Next slide

Cataratas JL Shopping recebe Dia da Reanimação Cardiopulmonar

Previous slide
Next slide
Foto: Assessoria Unila

A cada 90 segundos uma pessoa sofre parada cardiorrespiratória e a reanimação cardiopulmonar imediata pode dobrar, ou mesmo triplicar, as chances dessa vítima sobreviver. Para ensinar o que deve ser feito em casos de emergência, estudantes de Medicina da Unila promovem neste sábado (18), o Dia de Reanimação Cardiopulmonar, no Cataratas JL Shopping. Das 12 às 21 horas, cerca de 80 pessoas – entre alunos e professores – farão uma aula prática de primeiros socorros aberta ao público que estiver no shopping. “Com esse treinamento, queremos que mais pessoas sejam capazes de ajudar alguém se precisar”, diz a coordenadora da ação, Caroline dos Santos.

Pessoas de todas as idades podem passar pelo treinamento, inclusive crianças. Os procedimentos serão realizados em bonecos de primeiros socorros. “As estatísticas mostram que quanto mais gente souber a respeito da reanimação cardiopulmonar, independentemente de serem profissionais de saúde ou não, mais vidas serão salvas”, afirma Caroline.

A parada cardíaca é súbita e imprevisível, ou seja, pode ocorrer a qualquer momento, com qualquer pessoa e em qualquer lugar. Segundo Caroline, grande parte das paradas ocorre fora do ambiente hospitalar, principalmente em residências, e cerca de 90% das vítimas de parada cardíaca morrem antes de chegar ao hospital.

Esta é a segunda vez que o shopping recebe o evento. Em 2017, aproximadamente 400 pessoas receberam o treinamento. No ano passado, 39 cidades em todo o país participaram do Dia da RCP e, segundo os organizadores, 13.330 pessoas aprenderam o que fazer e que manobras devem ser feitas numa situação de emergência como essa.

Em Foz do Iguaçu, a Liga Universitária de Trauma e Emergência (LUTE), formada por acadêmicos de Medicina da Unila, está à frente da organização.

Previous slide
Next slide