As Cataratas do Iguaçu foram confirmadas nesta quinta-feira (9) entre as 77 candidaturas que mais obtiveram votos na etapa semifinal da eleição das Novas Sete Maravilhas da Natureza. Com isso, a atração visitada por mais de 2 milhões de turistas ao ano está habilitada a participar da seleção dos 28 sítios finalistas, que será feita por um grupo de especialistas indicado pela Fundação New 7 Wonders, organizadora da disputa.
O anúncio das candidaturas finalistas ocorrerá no próximo dia 21, na página de Internet da Fundação New 7 Wonders (new7wonders.com). Além das Cataratas do Iguaçu, representando o Brasil, continuam com chances de chegar à grande final a Amazônia e o arquipélago de Fernando de Noronha. Entre as atrações argentinas que disputaram a semifinal, somente as Cataratas alcançaram o top 77.
A relação das candidaturas integrantes do top 77 pode ser conhecida neste link (new7wonders.com/nature/en/nominees/top77). A votação obtida pelos sítios na semifinal não é revelada. Mas, segundo a Fundação New 7 Wonders, o número de votos conquistados na etapa anterior não será considerado pelos julgadores.
No último dia em que a votação foi possível, o site votecataratas.com foi visitado por mais de 15 mil internautas. Até o último ranking divulgado, as Cataratas do Iguaçu ocupavam o terceiro lugar na categoria “lagos, rios e quedas d’água”.
“A nossa organização foi fundamental para alcançarmos essa pré-classificação para a final. Ainda em 2008, criamos o nosso comitê. E a Fundação New 7 Wonders entendeu a seriedade da nossa candidatura. Lançamos um site de Internet, tivemos o apoio das autoridades e assim estabelecemos uma estratégia de divulgação que abrangeu 27 países desde o ano passado”, observa o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe González, um dos organizadores do comitê.
Já Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação de Itaipu Binacional e também integrante do comitê, ressalta o papel dos parceiros no sucesso da campanha Vote Cataratas. “Estamos conseguindo uma mídia espontânea fantástica para a campanha, o que contribui não somente para a votação, mas também coloca a cidade de Foz do Iguaçu em evidência e favorece diretamente o turismo local”, afirma.