Search
Previous slide
Next slide

Caravana Brasil Nacional encerra edição 2008/09

Previous slide
Next slide

 

A Caravana Brasil Nacional encerrou em junho a edição 2008/09 com viagens a João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba, e Natal e Pipa, no Rio Grande do Norte. Parceria entre o Ministério do Turismo (MTur), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), a ação percorreu ao todo 20 estados brasileiros e o Distrito Federal, levando 502 agentes de turismo – 409 agentes de viagem e 93 operadores de turismo – para conhecerem destinos e serviços turísticos novos ou já consolidados.

Segundo a coordenadora geral de Apoio à Comercialização do MTur, Jurema Monteiro, o Caravana está entre os projetos do ministério de apoio à promoção dos destinos junto às campanhas e às ações de incentivo aos agentes de viagens. “O objetivo é incrementar a comercialização de novos produtos no mercado nacional e contribuir para visibilidade dos já conhecidos”, conclui.

Em agosto, acontecerão ainda as caravanas de retorno aos estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A idéia é apresentar aos empresários locais a avaliação feita por operadores e agentes para que eles possam aperfeiçoar o desenvolvimento da atividade e corrigir possíveis falhas.

Paraíba – Entre os dias 17 e 21 de junho, dez agentes de viagem de Minas Gerais e dois operadores de turismo visitaram a capital paraibana, João Pessoa, e o São João de Campina Grande. Os participantes conheceram inúmeros atrativos turísticos das duas cidades como praias, pontos históricos e tiveram a oportunidade de vivenciar uma das festas de São João mais famosas do Brasil: o São João de Campina Grande.

“Estavam ali alguns agentes que vendiam esses destinos, mas que nunca haviam estado lá”, conta Ana Cristina Brighenti da operadora Voetur, de Belo Horizonte (MG). “Eles ficaram impressionados com o que viram. Conversei com alguns depois da viagem e há boas perspectivas de venda”, garante.
 
Maurílio Nogueira da Totaltur Viagens, Belo Horizonte (MG), diz que “vendia muito pouco esse destino, justamente por não conhecê-lo direito. Mas agora já estou trabalhando para vendê-lo mais e melhor”.

Rio Grande do Norte – A última viagem dessa edição da Caravana Brasil Nacional, entre 24 a 28 de junho, dez agentes de viagem de São Paulo (SP) e dois operadores visitaram os atrativos e a estrutura turística de Natal e Pipa, no Rio Grande do Norte. “A minha agência já vendia Natal, às vezes, conjugado com Fernando de Noronha (PE). Mas o que me surpreendeu foi conhecer Pipa”, conta a agente Concepción Martin Sarasá da Concepción Viagens de São Bernardo do Campo (SP). “Como eu não conhecia Natal, todas as informações eram tiradas dos cursos, folhetos  e  informações de  passageiros. Mas agora, conhecendo Natal e Pipa, poderei formatar um novo  produto”, acrescenta.

A agente Cleide Cantamessa, da Cleyd’s Viagens, de São Paulo (SP), tem opinião semelhante. “Eu já vendia o destino e através das apresentações feitas pelos promotores dos resorts nos workshops de São Paulo tinha ideia de como os hotéis eram. Mas uma coisa é ver folheteria ou acessar o site e outra é estar pessoalmente no local”.

Para Cantamessa, a viagem foi importante para quebrar crenças: “Tinha receio de vender Pipa porque me parecia ter um acesso complicado e também ser um destino mais para jovens. Mas depois da viagem, vi que não era nada disso e já estou oferecendo até para pessoas de mais idade”.

Durante a Caravana, os participantes conheceram diversas praias e pontos turísticos, visitaram inúmeros hotéis e pousadas e, ainda, estabeleceram contato direto com empresas de receptivo.

 

 

Previous slide
Next slide