Para a produção da Canja do Galo Inácio a Provopar – instituição responsável – conta com o apoio de mais de 150 voluntários. Parte dos voluntários é sugerida pela entidade beneficiada, parte são funcionários da Provopar e alunos do curso de Gastronomia também da instituição. Porém, qualquer pessoa que se interesse em participar pode se dirigir até a sede da Provopar em Foz do Iguaçu, preencher o Termo de Voluntariado e já estará apto a colaborar com a produção da Canja. É importante que quem tenha o interesse faça isto o quanto antes, no máximo até uma semana antecedente ao Carnafalls.
As atividades desenvolvidas pelos voluntários são diversas, desde a arrecadação de alimentos – que já começou em Janeiro deste ano – até a venda de canjas durante a festa. “Nós começamos a fazer a arrecadação de alimentos no começo do ano porque precisamos de muita coisa, não compramos nada, tudo é doado por empresas e pessoas que se interessam pelo projeto. O que sobra de alimentos arrecadados nós encaminhamos também para a entidade beneficiada”, afirmou Judite Dalcin, Presidente da Provopar. A Canja é servida tradicionalmente no último dia de carnaval, este ano será em 8 de março na avenida Duque de Caxias.
Solidariedade – Todo ano a Provopar direciona o dinheiro arrecadado com a venda da Canja a uma entidade de apoio a crianças. Esta é escolhida pela equipe da Provopar, são inúmeras as entidades listadas no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. A equipe faz uma reunião e seleciona uma, este ano será a Entidade Aprendendo a Viver, localizada na região do Três Lagoas. Mais de 300 crianças carentes são atendidas, elas estudam música, dança e artesanato no contra turno escolar. “É um trabalho muito bonito que eles fazem lá, por isso escolhemos ajudá-los”, declarou Dalcin.
Cartoon – Este ano quem assina a arte da Canja do Galo Inácio é o cartunista Bosco Azevedo. Ele é jornalista, cartunista, ilustrador, caricaturista e chargista do jornal O Liberal em Belém do Pará. Já recebeu muitos prêmios nacionais e internacionais em salões de humor, e tem cinco livros editados. Seus trabalhos estão estampados em revistas de renome como Você SA, Veja, Semana, Imprensa, Focus e a francesa Le Monde Magazine. Segundo Dalcin quem faz a seleção de cartunistas para que a equipe Provopar escolha um é a Fundação Cultural. “Este ano ele apresentou uma pasta com várias opções e nós gostamos do trabalho do Bosco”, revelou Dalcin.
A arte do cartunista Bosco já está estampada nas camisetas oficiais da Canja do Galo Inácio que podem ser compradas na sede da Provopar e da Aprendendo a Viver. O valor é R$ 15.
Cionfira a programação:
$(function(){
// esconde o conteúdo de “saiba mais” que fica no rodape da pagina
$(‘div#contentcolumn .relacionada’).hide();
// armazena o conteudo da div
var contentDivSaibaMais = $(‘div#contentcolumn .relacionada’).html();
$(‘div#contentcolumn .new-div-relacionada’).html(contentDivSaibaMais);
});