Quando se fala em um esporte que pode ser praticado por homens, mulheres, crianças e idosos, dificilmente a modalidade lembrada será a sinuca. Mas o jogo, que normalmente atrai homens entre 20 e 40 anos, tem ampliado a gama de fãs e praticantes, provando que a exclusividade masculina não passa de um mito.
Para reunir os mais diversos públicos que tem a sinuca como interesse comum, a Federação Paranaense de Sinuca promove nos dias 31 de julho e 1º de agosto o 10º Campeonato Paranaense Individual de Sinuca, com a reunião das categorias mirim, infantil, juvenil, feminino e sênior. O evento, que acontece no clube Círculo Militar do Paraná, em Curitiba, irá reunir atletas com menos de 12 anos até os maiores de 50, em disputas no sistema de modalidade dupla eliminatória. Após a identificação dos quatro finalistas da categoria, acontece o cruzamento olímpico e a disputa do 3º lugar.
Durante o campeonato, quem pensa que alguém com menos de 12 anos não tem habilidade com o taco de sinuca vai ter uma surpresa. A categoria mirim, para nascidos a partir de 1997, promete uma disputa de gente grande com a participação do jogador Ronen Jr., de apenas 11 anos. Revelação da sinuca local, ele começou a praticar por incentivo do pai, jogador há quatro anos que disputa a Série Prata da Sinuca, pela Federação Paranaense. “Eu tinha uma mesa em casa e ele se interessou. Começou a jogar, gostou e passou a se dedicar”, conta Ronen, pai do pequeno atleta. Apesar de o filho ter tomado gosto pelo esporte e já ter conquistado o vice-campeonato paranaense em 2008 na categoria mirim, Ronen mantém o jogo como um hobby em casa. “Por enquanto ele só brinca, não tem rotina de treinamentos, que é o ideal no momento”, explica.
Também foi em casa que Rodrigo Prestes, de 16 anos, interessou-se pela sinuca, depois de muito brincar na mesa montada pelos pais. Hoje, conhecido como Preguinho, já acumula quatro anos de prática e a conquista do primeiro lugar da categoria infantil, do Campeonato Paranaense de 2008. Contando com o incentivo dos pais, Prestes treinava diariamente no Clube Santa Mônica. “Agora que estou trabalhando, consigo praticar em até três dias da semana”, conta ele, que tem a pretensão de seguir carreira e se tornar jogador profissional.
Não foi o caso da sócia de Mariana Carvalho, sócia de uma agência de design gráfico. A jogadora de 28 anos, que irá participar da categoria Feminino do campeonato, assume que a sinuca é um hobby, mas “um hobby levado a sério”. Ela treina duas horas, cerca de três vezes por semana. Contrariando os clichês de que mulher não tem habilidade para sinuca ou de que teria sido influenciada pelo pai, Mariana conta que começou a praticar por interesse próprio. “Comecei a jogar por mim mesma, porque eu sempre gostei, desde adolescente. As únicas influências foram dos meus amigos, que jogavam comigo”, conta. O talento da atleta prova que o preconceito com mulheres na sinuca não condiz com a realidade. Ela passou a participar de competições em 1999 e já no ano seguinte foi campeã do Campeonato Paranaense Feminino. Continuou com boas colocações em disputas no estado e no país, até que em 2008 chegou ao primeiro lugar do Campeonato Brasileiro, desbancando a favorita ao título, a paulista Silvia Taioli.
Os veteranos do esporte também irão mostrar que continuam afiados na disputa da categoria sênior. Prova da energia dos competidores mais experientes está na quantidade de inscritos. São esperados cerca de 64 participantes, número que supera os participantes de outras categorias.
A categoria sênior será disputada na sexta-feira (31), a partir das 19h30, e os atletas deverão se inscrever até às 19h, quando será realizado o sorteio das chaves. As demais categorias serão disputadas no sábado (1º), a partir das 9h30, com a realização do sorteio das chaves às 9h. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail da Federação Paranaense de Sinuca (federacao@fprsinuca.com.br) e tem o custo de R$ 10, para todas as categorias. Mais informações pelo site www.fprsinuca.com.br.
Classificações do Campeonato Paranaense de 2008
Categoria Mirim
Campeão – Lucas, Clube Curitibano
Vice-campeão – Ronen Jr.
Categoria Infantil
Campeão – Rodrigo Prestes (Preguinho) – Clube Santa Mônica
Vicecampeão – Lucas, Clube Curitibano
Categoria Juvenil
Campeão – Davi, Clube Comercial, de Cascavel
Vice-campeão – Japinha, Clube Comercial, de Cascavel
Categoria Feminino
Campeã – Lilian Marcondes Hardt – Curitibana radicada em Canoas – Rio Grande do Sul
Vice-campeã – Letícia, Clube Comercial, de Cascavel.
Categoria Sênior
Campeão – Osni Xavier
Vice-campeão – Rogério Santos