Começa na próxima segunda-feira, 23, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. As doses estarão disponíveis gratuitamente em todas as 28 Unidades Básicas de Saúde de Foz do Iguaçu até o dia 1º de junho.
Hoje, 19, profissionais de todas as unidades participam de uma capacitação sobre a campanha no auditório da Vigilância Epidemiológica. A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, Adriana Izuka e o responsável pela Vigilância Epidemiológica, Roberto Doldan conduzem as explicações a cerca dos grupos de risco, as contraindicações e estratégias da campanha.
O objetivo da vacinação, conforme explicou Roberto Doldan, é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo definida. A meta é vacinar pelo menos 90% de 65.199 pessoas, que representam os grupos de risco.
Fazem parte do grupo que devem se vacinar: crianças de 6 meses a menores de 5 anos(4 anos 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas (mulheres em período pós parto); indígenas; idosos; doentes crônicos; professores; pessoas privadas de liberdade e trabalhadores da saúde.
“Historicamente as coberturas de vacinação da Influenza são boas, mas precisamos ter um olhar especial para os grupos das gestantes e puérperas. As unidades já estão levantando estes grupos para poder captar e melhorar essa cobertura”, adiantou Roberto.
Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento de identificação e carteira de vacina.Os professores da Rede Pública ou Particular de Ensino devem apresentar juntamente com o documento de identificação com foto, a declaração da instituição de ensino em que trabalha, a qual deverá ser apresentada e retida no ato da vacinação. “Esse procedimento é adotado tendo em vista que os professores são um grupo novo. Eles entraram no esquema de vacinação no ano passado, e por isso é preciso comprovar a atuação”.
Pessoas portadoras de comorbidades precisam apresentar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.
Contraindicações
A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 anos e pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Em doenças febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.
Serviço
A vacina estará disponível a partir do dia 23/04 em todas as unidades básicas de saúde de segunda a sexta, conforme horário de atendimento das salas de vacina, disponível no site: www.saudefoz.com.br.