A campanha de vacinação contra a gripe termina no dia 25 e até agora o Ministério da Saúde não anunciou prorrogação do prazo. Ou seja, quem encontra-se em um dos grupos de risco – crianças, gestantes, profissionais de saúde e idosos – deve procurar uma unidade de saúde para receber a vacina.
Foto: Assessoria |
O grupo considerado de risco é composto por crianças, gestantes, idosos e profissionais de saúde, até o momento o Ministério da Saúde nao anunciou se doentes crônicos também deverão receber a vacina |
De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização do Município, Ângela Gonzalez, foram desenvolvidas várias estratégias, montados pontos de vacinação em super mercados, hospitais, e outros pontos de grande movimentação. No caso de idosos e profissionais da saúde a vacinação foi feita em loco e ainda assim, faltando apenas dois dias para o fim da campanha, foi atingido apenas 52% da meta.
Até a manhã de quarta-feira (23) foram vacinadas 3.449 crianças, o equivalente à 52%, profissionais de saúde foram 1.817, equivalente à 43%; 1.459 gestantes, que representa 44% e 1.303 idosos equivalente à 56%. Ao total a campanha conseguiu atender 17.939 pessoas, ou seja, apenas 52% da meta estabelecida.
Gonzalez explica que estes grupos denominados como “de risco” são os mais suscetíveis à se contaminar com a gripe, por isso são prioridade para o Ministério da Saúde. Ela lembra ainda que nessas pessoas uma gripe pode se desenvolver para quadros mais sérios e chegar a uma pneumonia ou a doenças ainda mais graves.
A coordenadora do programa alerta ainda que pessoas do grupo de risco que já tomaram a vacina em anos anteriores devem tomar novamente. “Esta vacina é anual para este grupo, as pessoas devem procurar uma unidade de saúde, todas estão abertas e prontas para atender”, disse.