Search
Previous slide
Next slide

Campanha de combate à Influenza acontece no sábado (5) em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

 

O “Dia D” de Mobilização Nacional contra a Influenza (Gripe) acontece no sábado (5), das 8 às 17 horas, em todas as unidades de Saúde de Foz do Iguaçu. Cinco postos volantes irão funcionar das 9h às 17h. Uma equipe fará atendimento às 8h30 no Lar dos Velhinhos.

 

Volantes – As doses poderão ser encontradas nos supermercados Muffato (avenida República Argentina); Max no bairro Morumbi; Líder na Vila “A”; BIG (avenida JK) e Farmácia Nissei, (avenida Brasil esquina com a rua Quintino Bocaiuva).

 

A ação que segue até o dia 25, objetiva vacinar idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde que fazem atendimento à pacientes acometidos pela influenza, crianças de seis meses a dois anos e gestantes. O Dia D é uma promoção da Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica.

 

A meta do Programa de Imunização Municipal este ano é vacinar 27.600 pessoas, o que corresponde a 80% da população dos grupos.

 

O que é Influenza? – Trata-se de uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos ou nariz.

 

Os sintomas, mais frequentes são: congestão nasal, rinorréia (nariz escorrendo), tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e dor de cabeça.

 

A vacinação é uma das ações de prevenção mais eficaz para o controle da gripe. As vacinas contra a influenza são seguras e bem toleradas. São constituídas de vírus inativado, o que significa que contêm somente vírus mortos e há comprovação que não podem causar a doença.

Previous slide
Next slide