Foto: Divulgação |
Lei quer educar motoristas a não jogarem lixo nas ruas |
Não tem nada mais desagradável do que pessoas que jogam lixo na rua. Além de sujar a cidade, provoca graves problemas, principalmente quando entope bueiros, evitando que a água da chuva possa escoar de maneira correta. O resultado disso é o alagamento de ruas e avenidas, causando transtornos aos moradores.
Se a atitude parte de quem anda de carro, então, pode ser pior ainda. Podendo, inclusive, provocar acidentes. Para tentar diminuir esse problema, uma campanha foi iniciada nesta quarta-feira (23), na Av. JK, alertando motoristas sobre a importância de não se jogar lixo pela janela do veículo. Batizada de “Cidade Limpa”, a Lei Municipal n° 3.813 prevê punição a quem desrespeitá-la.
“O motorista que for flagrado jogando desde um cigarro até uma garrafa plástica, será autuado. É tolerância zero na questão do lixo em nosso município. As vias públicas precisam estar cada vez mais limpas. Além de dar uma melhor qualidade de vida aos moradores, precisamos dar o exemplo, como o segundo destino mais visitado no país”, disse o vereador Luiz Queiroga (DEM), autor do projeto.
Outras três blitze estão previstas para ocorrerem até o final do ano, em pontos diferentes da cidade. A próxima será no dia 30 de novembro (quarta-feira) na Av. Paraná, sendo a última no sábado (10/12), em frente à Praça do Mitre.
E não serão apenas os motoristas os alvos da campanha. Pedestres também terão que colaborar. Para isso, uma licitação está prevista para a instalação de lixeiras em pontos estratégicos de Foz.