Apesar da confirmação de retirada da emenda aditiva à MP 785/2017 – que propunha a descaracterização da Unila -, está mantida a realização, nesta quinta-feira , 17, da audiência pública organizada pela Assembleia Legislativa do Paraná, em parceria com a Câmara Municipal de Foz. O evento será realizado na sede da Câmara (Travessa Oscar Muxfeldt, 81, Centro), às 19h. O objetivo é debater com toda a comunidade a permanência das atividades da Unila.
Sete dos 15 vereadores iguaçuenses estiveram na Universidade, no último dia 10, a convite do Movimento Unila Resiste, para conhecer melhor a Instituição e obter mais informações para o momento da audiência pública. No final da visita, que aconteceu na última semana, eles receberam o documento intitulado Unila no Território, com dados que mostram a relação da Universidade com a comunidade local.
No último mês, a Universidade recebeu mais de 100 moções de apoio em defesa da manutenção de seu projeto original. Entre as instituições que manifestaram apoio à Universidade estão entidades locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais dos mais diversos setores. Além disso, a petição pública em defesa da instituição já conta com mais de 15 mil assinaturas.
Audiências em Brasília
Além da audiência que será realizada em Foz, outras duas, com a temática relacionada à Unila, já foram realizadas nesta semana em Brasília. Na terça-feira (15), a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal debateu “a situação financeira da instituição, da Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab) e dos Institutos Federais do Brasil”. O reitor Gustavo Oliveira Vieira participou da audiência, levando informações e reflexões acerca da importância da manutenção do projeto original da Unila. Integrantes da comunidade acadêmica formaram uma caravana para participar da discussão, representando o Movimento Unila Resiste. O ex-vice-reitor Nielsen de Paula Pires também compareceu à audiência.
Já na quarta-feira, 16, o Parlamento do Mercosul (Parlasul), que é vinculado à Câmara dos Deputados, discutiu o protagonismo da Universidade não apenas no âmbito nacional, mas também no Mercosul. A audiência foi proposta pelo atual presidente do Parlasul, deputado Arlindo Chinaglia. Participaram o reitor Gustavo Oliveira Vieira e representantes dos ministérios da Educação (MEC), das Relações Exteriores (MRE), parlamentares paranaenses e outros deputados que compõem a Representação Brasileira no Parlasul.
Conferência em Defesa da Unila
O diplomata Celso Amorim, que já foi ministro da Defesa e das Relações Exteriores, virá à Universidade na semana que vem, para proferir uma Conferência em Defesa da Unila. A atividade está marcada para a próxima segunda-feira (21), às 19h, no auditório da Unidade Jardim Universitário – Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000.