Os vereadores de Foz do Iguaçu, reunidos nesta terça-feira (27), em sessão extraordinária, aprovaram em segunda discussão o projeto de lei no 24/2012, que autoriza o município a receber da União, uma área de 133.215,45m2 para a construção do Centro Cívico. O terreno fica entre a BR-277 e a Avenida José Maria de Brito, ao lado da EADI- Estação Aduaneira do Interior.
De acordo com o prefeito, este ano devem ser feitos o arruamento da área, obras de infraestrutura e a praça central. O projeto prevê, ainda, a sede do Poder Executivo, que abrigará todas as Secretarias e Órgãos da Administração Direta, o Teatro Municipal, a Biblioteca Municipal, o pátio de máquinas do Departamento Rodoviário Municipal e o Almoxarifado Central, além de uma creche, restaurante para os servidores e estacionamento com capacidade para mais de 2.500 veículos.
Foto: Divulgação |
O custo da obra ainda não foi definido, os recursos devem vir do orçamento do município. A prefeitura tenta, ainda, um empréstimo junto ao Ministério das Cidades. O próximo passo é registrar em cartório a transferência do imóvel.
Integração dos três poderes – O Centro Cívico de Foz também irá abrigar as novas sedes dos Poderes Legislativo e Judiciário. O diretor do Fórum da Comarca de Foz, Juiz Nicola Frascati Junior, aguarda o repasse do terreno pelo município. “O primeiro passo é a doação da área. A partir daí, será feito o projeto arquitetônico da nova sede”. De acordo com Frascati, o atual prédio, localizado na Av. Pedro Basso, está pequeno para a demanda de trabalho nas varas. “Não temos salas disponíveis, por exemplo, para abrigar mais um Juiz em nosso Fórum, faltam ainda vagas de estacionamento, sistema de ar condicionado, melhores condições de atendimento ao público”, explicou.
Com a futura mudança de sede, o prédio construído em 1996, patrimônio do poder judiciário, deve ser vendido ou doado para alguma instituição. O Presidente da Câmara Municipal, Edílio Dall’ Agnol, comentou a expectativa com a integração dos Três Poderes.“Para a população, será um ganho enorme, vários serviços em um só local, isso significa agilidade na solução de cada caso”, concluiu Edílio.