Os brasileiros já sabem onde poderão assistir aos jogos da Copa do Mundo de 2014. Neste domingo (31) o Comitê Executivo da Fifa, presidido pelo suíço Joseph Blatter, anunciou em Nassau, nas Bahamas, as 12 cidades sedes que receberão os jogos do Mundial que será realizado no Brasil, daqui a cinco anos.
Por ordem alfabética: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP), foram escolhidas como as cidades que terão que se preparar para receberem o torneio de futebol mais importante do planeta.
Belém (PA), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Goiânia (GO) e Rio Branco (AC) eram as outras cidades que concorriam, mas ficaram de fora. A FIFA cumpriu o que havia prometido e manteve sedes em todas as regiões do país. Com isso, Manaus desbancou Belém (PA) e Rio Branco (AC) como a sede da região Amazônica. Cuiabá (MT) ganhou a disputa com Campo Grande (MS) pela sede representando o Pantanal. Natal (RN) foi considerada a surpresa do anúncio, deixando de fora Florianópolis (SC), o que poderia fazer com que a região Sul ficasse com todas as suas capitais recebendo jogos da Copa 2014. A região nordeste terá quatro capitais no Mundial.
O próximo passo para as cidades escolhidas será feito num seminário de 8 a 10 de junho, no Rio de Janeiro. Os projetos serão analisados mais detalhadamente e, em função dos relatórios da FIFA realizados durante as inspeções, possíveis alertas serão feitos. “Essas 12 cidades já terão um quadro do que terão de fazer especificamente quanto a estádios. Vamos nos reunir com as cidades e com algumas pessoas do Governo Federal, para encaminhar o projeto. Agora é que está começando efetivamente a Copa do Mundo, portanto se iniciam também as cobranças”, afirmou Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em entrevista coletiva.
Segunda Copa – Tão logo o anúncio das cidades sedes foi feito, começou uma enorme festa pelas capitais que receberão os jogos da Copa do Mundo, a próxima depois da África do Sul, em 2010. Essa será a segunda vez que o Brasil receberá este, que é considerado o maior evento esportivo de todos.
A primeira foi em 1950 e seis cidades que receberam os jogos, repetirão o feito em 2014. Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) foram as sedes do primeiro torneio pós-guerra e que contou com a participação de apenas 13 equipes.
A seleção brasileira – favorita a conquistar o título – perdera a final para o Uruguai por 2 a 1, de virada, quando precisava apenas do empate para se sagrar campeã. O fato ficou conhecido como “Maracanazo”, pelo jogo ter sido no estádio do Maracanã, então o maior do mundo; e muitos julgam aquilo como a maior tragédia do futebol mundial.
Cronograma – O Brasil foi candidato único a sediar a Copa do Mundo de 2014. O anúncio foi feito na sede da FIFA, em Zurique, na Suíça, no dia 30 de outubro de 2007. Desde então, foram elaborados os projetos das cidades interessadas a serem candidatas a uma das sedes da Copa.
Durante todo o ano de 2008 a especulação ocorreu em torno do número de cidades sedes. A FIFA dizia dez; a CBF desejava 12 e a decisão ocorreu em janeiro deste ano. A justificativa do presidente Joseph Blatter, é de que o Brasil é muito extenso, e não seria justo preservar uma pequena parte dele. Ainda no final de janeiro, começaram as inspeções nas 17 cidades candidatas a receberem jogos da Copa do Mundo.
Mesmo as cidades que não receberem jogos da Copa do Mundo, poderão de alguma forma se beneficiar do evento, hospedando alguma seleção e recebendo turistas de diversas partes do mundo, por exemplo. É o caso de Foz do Iguaçu. Com a escolha de Curitiba a uma das 12 sedes, a cidade da tríplice fronteira, que possui uma grande rede de hotéis e vários atrativos turísticos, poderá hospedar, pelo menos, uma das seleções que jogarão na capital paranaense. É esperar pra ver!
Veja os projetos dos estádios que deverão receber jogos da Copa do Mundo de 2014