Em qualquer que seja o âmbito da partida, o clássico entre Brasil e Argentina sempre é recheado de muita emoção. E neste sábado (5), às 21h30, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, não será diferente.
Os torcedores fizeram filas enormes para adquirirem um ingresso. Vale qualquer sacrifício para esse grande confronto do futebol mundial. O local escolhido foi a cidade de Rosário e o estádio, será o Gigante de Arroyito, casa do Rosário Central. O motivo da escolha, segundo o técnico argentino Maradona, foi devido ao estádio dar a impressão de um alçapão, com a torcida pressionando o time visitante a todo instante.
O retrospecto argentino nesse campo é positivo. Foram 11 jogos, com oito vitórias, dois empates e apenas uma derrota, justamente para o Brasil, na Copa América de 1975. Em situação delicada na tabela de classificação, a equipe comandada pelo ídolo do futebol local pode se complicar em caso de uma derrota para o time de Dunga.
Hoje a seleção do país vizinho ocupa a quarta e última vaga direta ao Mundial da África do Sul, com 22 pontos. Os argentinos poderão terminar a rodada na quinta colocação, caso percam para o Brasil e o Equador derrote a Colômbia, fora de casa. Justamente esse é o jogo que pode ajudar a carimbar o passaporte brasileiro ao continente africano. Para isso, a Colômbia precisaria vencer o Equador, e o Brasil derrotar a Argentina fora de seus domínios, algo que jamais aconteceu em Eliminatórias Sul-Americanas.
Para a partida, o técnico Maradona promete uma equipe bastante ofensiva, podendo abrir espaços na defesa, o que, teoricamente, seria bom ao Brasil. Mas para isso, além de enfrentar o time e a torcida, há um tabu de invencibilidade argentina dentro de casa que dura desde 1996, totalizando 41 jogos. É certeza de grande confronto e casa cheia. As principais emissoras de televisão e rádio irão transmitir o duelo ao vivo.