Search
Previous slide
Next slide

Brasil é tricampeão pan-americano de Rafting

Previous slide
Next slide

Foto: Itaipu Binacional
Equipe Alaya Bozo D’Água venceu todas as provas

Aconteceu o que todos esperavam no Campeonato Pan-americano de Rafting 2010, quarta edição do evento realizado de 20 a 22 de agosto em Foz do Iguaçu. A equipe brasileira Alaya Bozo D´Agua ‘A’ venceu todas as provas da competição (Sprint, Cabeça a Cabeça, Slalom e Descida) e garantiu o tricampeonato com autoridade. No feminino as disputas foram intensas e com o resultado de domingo (22), na prova de Descida, nas Cataratas do Iguaçu, as canadenses do time Filles De La Rouge garantiram o título do pan-americano.

"Mais uma vez tivemos muita determinação e força para vencer, mesmo competindo contra equipes fortes. Na prova de hoje (domingo, 22) as equipes chilena e argentina também remaram muito. Agora, depois deste título, vamos nos concentrar para o Pré-Mundial que acontece na Costa Rica, em outubro", destacou Lucas Paulino da Silva, membro da Alaya Bozo D´Agua, atuais bicampeões mundiais de Rafting.

Na última prova do evento, Descida, realizada nas proximidades das Cataratas do Iguaçu, a Alaya Bozo D´Agua ‘A’, venceu os cinco quilômetros com o tempo de 16min42s897. Em segundo ficou a equipe Alaya Bozo D´Agua ‘B’ com 17min05s758, e em terceiro o time argentino Canon Del Atuel com 17min33s894.

Na classificação geral a Alaya Bozo D´Agua ‘A’ ficou com o título com 1000 pontos, com a Alaya Bozo D´Agua ‘B’ com o vice-campeonato pan-americano com 853 pontos, e a equipe Chile 1 em terceiro com 789 pontos.

No feminino as disputas foram mais acirradas, com o título sendo definido apenas na última disputa. Na prova de Descida as canadenses da equipe Filles De La Rouge garantiram o primeiro lugar com o tempo de 18min20s268, seguida pelas costa-riquenhas do Club de Rafting Femenino em segundo (18min49s321), e as brasileiras da Brotas 40° em terceiro (19min01s545).

Com este resultado as canadenses garantiram o título pan-americano com 892 pontos. O vice-campeonato ficou com o Club de Rafting Femenino Costa Rica com 884 pontos e o terceiro lugar com as brasileiras da equipe Brotas 40° com 777 pontos.

Segundo a canoísta canadense Marilou Salette vencer a prova de hoje foi fundamental para a conquista, mesmo remando um rio com muitas ondas que exigiam muita técnica. "Este time está de parabéns, pois treinamos juntas há apenas quatro meses. Estamos felizes com o título e de participar deste evento muito bem organizado", disse.

Campeonato Mundial de Rafting R4 2014 – Depois da realização do Campeonato Pan-americano a cidade de Foz do Iguaçu entrou definitivamente na rota internacional de grandes eventos esportivos. Segundo o presidente da Federação Internacional de Rafting (FIR), Rafael Gallo, o Brasil está de parabéns por realizar o evento num local maravilhoso com muito profissionalismo.

Previous slide
Next slide