Está em criação a Comissão Técnica Trinacional de Turismo, com a participação do Brasil, Argentina e Paraguai. Entre os participantes está a Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná (ADEOP). No dia 12 e abril a Comissão esteve reunida em Hernandárias, no Paraguai, traçando as metas e objetivos.
O representante da Adeop, Arlênio Boaroli, conta que o grande objetivo é buscar uma integração maior. “Vamos trabalhar ideias e roteiros turísticos para contemplar todas essas regiões”. A intenção é fazer com que o turista permaneça um tempo maior na região oferecendo vários atrativos turísticos.
Há um modelo parecido sendo desenvolvido no Canadá com as Cataratas do Niagara. “A região se viu obrigada a buscar no turismo sua fonte de renda tendo em vista que a força industrial se acabou”. “Através de um trabalho de parceria, a exemplo do que se busca aqui, o resultado deu certo. Há uma escola de turismo naquela região que dará apoio ao trabalho que será desenvolvido aqui”, complementou Arlênio.
Nos próximos encontros da entidade serão discutidos o planejamento estratégico e as ações que serão tomadas daqui para frente. “Levantamento das informações turísticas da região trinacional, número de estabelecimentos e locais a serem visitados, são exemplos de ações que serão realizadas”, conta Arlênio.