O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nessa terça-feira (21) que ainda está em discussão a proposta que será levada ao Paraguai para negociação em relação à Usina Binacional de Itaipu, no próximo sábado (25). “A proposta não esta pronta, estamos em fase de elaboração”, afirmou Lula. O presidente se reuniu com o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, para tratar do assunto. Também participaram do encontro o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, e o presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim, entre outros.
De acordo com fontes do governo, as linhas gerais da proposta estão fechadas, mas ainda faltam acertar detalhes técnicos.
No próximo sábado (25), Lula se reúne com o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, para novas negociações sobre Itaipu. Os presidentes e suas equipes tentarão, mais uma, vez conciliar as demandas paraguaias com o interesse brasileiro.
Lugo pede a revisão do tratado assinado à época da construção da usina e que determina que cada país tem direito a 50% da energia produzida. O acordo estabelece ainda que a energia não usada por um dos parceiros deve ser vendida ao outro a um preço fixo.
A revisão do contrato entre os dois países foi uma das principais bandeiras de campanha de Lugo, eleito em 2008. Em setembro do ano passado, foi criada uma comissão mista bilateral para tratar exclusivamente de Itaipu, mas até agora não houve consenso sobre o assunto.
Uma das hipóteses que estão sendo estudadas pelo governo brasileiro é a possibilidade de autorizar o Paraguai a vender diretamente no Brasil parte da energia a qual tem direito e que não está usando.