Foto: Divulgação |
Biblioteca Municipal completa 50 anos em 2013 |
Na próxima quinta-feira, (5) a Biblioteca Pública Municipal Elfrida Engel será homenageada pela Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, com uma Moção de Aplauso que será entregue às 9h, devido ao aniversário de 50 anos.
Também no mesmo dia, às 19h será realizada uma palestra pelo diretor da Biblioteca Pública do Paraná Rogério Pereira, com o tema “Ler para viver”, na sala de exposição da Fundação Cultural. Outro momento de comemoração da data é a participação na Feira Internacional do Livro, que acontece de 30 de agosto a 8 de setembro. A Biblioteca tem no local um stand com livros para todos os públicos, além de apoiar várias oficinas, entre elas: teatro, poesia, literária, jornalismo, encadernação, dinâmica de escrita.
História – A Biblioteca Pública Municipal Elfrida Engel Nunes Rios foi criada no dia 6 de setembro de 1963 e esteve localizada em outros endereços da cidade no decorrer dos anos, como: na Praça Getúlio Vargas junto à prefeitura, na atual Foztrans até meados dos anos 70, na Avenida Brasil, no prédio da Câmara Junior, até os anos 80. Atualmente está localizada na Rua Benjamin Constant, 62, junto à Fundação Cultural.
Além de possuir um acervo de aproximadamente cinquenta mil livros, a biblioteca conta com exposições de artes da Fundação Cultural, como a obra do artista plástico Haroldo Alvarenga, morto em março de 2013.
A bibliotecária responsável é Maria Helena da Silva, de 65 anos, há 40 atua como bibliotecária e há 17 anos responde pela biblioteca municipal. Maria Helena diz que durante esses 17 anos na biblioteca, sente que seu dever foi cumprido, pois renovaram mais de 20% a coleção de livros e reorganizaram todo o acervo da biblioteca e lembra: “a Biblioteca é muito importante, pois a cultura começa com pequenas leituras”.
A Biblioteca possui extensões nos bairros da Vila C Nova, na Biblioteca do Cidadão Paulo Freire, próximo ao Colégio Estadual Paulo Freire. E no bairro Três Lagoas, Complexo Educacional Leonel de Moura Brizola. Em 2005 foi adotado o sistema de informatização (atendimento on-line e catálogos eletrônicos) com o objetivo de melhorar e facilitar o atendimento à população.