Search
Previous slide
Next slide

Bi-bi! Foz do Iguaçu receberá encontro de Fuscas

Previous slide
Next slide

No dia 20 de janeiro, amantes do automobilismo de todo o Brasil comemoram o dia Nacional do carro mais famoso do país: o Fusca. E para comemorar esta data especial, a cidade de Foz do Iguaçu promoverá no dia 19, um encontro dos “Herbies” iguaçuenses.

Este é o quarto ano que o evento acontece na tríplice fronteira. Além de comemorar o 55º aniversário do carro mais querido do país, o encontro tem como objetivo promover a solidariedade. Para participar da festa que acontecerá na Praça do Mitre, o colecionador deverá doar um kit de material escolar ou uma mochila para a Campanha “Chega de Intolerância”, que acontece em conjunto com a Prefeitura Municipal, Conselho Tutelar e outros parceiros.

O editor de imagens Thiago Barudi é um dos apreciadores do modelo aqui em Foz do Iguaçu. Seu primeiro carro foi comprado em 2006 e de lá para cá não parou mais. Já teve uma réplica do filme Herbie e hoje, o terceiro, é um pouco mais discreto. “Os eventos são tudo de bom. As pessoas com afinidades em comum se encontram, fazem amizades, falam do que mais gostam, trocam ideias, informações e o mais importante, se divertem, afirma.


Foto: Arquivo Pessoal
O modelo de Thiago Barudi fazia sucesso na cidade…

Desde seu lançamento, o Fusca logo se tornou um dos veículos preferidos dos brasileiros. Sua produção no país começou em 1959 e inicialmente, foi lançado com o nome de Volkswagen Sedan. O nome oficial do automóvel no Brasil surgiu como uma espécie de apelido. Foi uma adaptação da pronúncia alemã da palavra “Volks”. Como o V tem som de F, a expressão se pronunciava “Folks”, e logo, foi abrasileirado para Fusca. 

Com apenas três anos de fabricação no Brasil, este já era o carro mais comprado do país. Cerca de 40 mil veículos foram comercializados até 1962. Dez anos depois, mais de 200 mil modelos foram vendidos. Também em 1972, o Fusca bateu a marca de um milhão de unidades fabricadas em solo brasileiro. Em 1986, aproximadamente 30% da frota nacional era composta por fuscas.


Foto: Arquivo Pessoal
Este é o seu mais novo xodó. Quem sabe a paixão não passe para o filho Miguel?

Somente no Brasil, o automóvel voltou após sair de linha. No final da década de 80, o carro parou de ser fabricado. Mas, em 1993, a pedido do presidente Itamar Franco, o veículo voltou a ser produzido por mais três anos. 

São por estes e tantos outros motivos que o Fusca é considerado até hoje o carro mais amado do país. Afinal, não é para qualquer um comemorar o aniversário de 55 anos, com tanto estilo não é mesmo? Então, caso queria participar do evento ou apenas ouvir boas histórias, da uma passadinha na Praça do Mitre e descubra o segredo do sucesso deste super carro!

4º Encontro do Dia Nacional do Fusca

Data:
19/01

Local:
Praça do Mitre

Horário:
Das 15h às 21h

Informações:
(45) 8424 – 0190 

E-mail:
iguautosfoz@gmail.com

Previous slide
Next slide