Os números contabilizados neste ano continuam demonstrando um crescimento anual do Festival de Turismo das Cataratas, da ordem de 15%. Este ano, o espaço da área de exposições ficou quase 2 vezes maior. Ocupando uma área total de 18.015 m2, divididos em 4 grandes pavilhões e mais 18 salas de apoio para palestras, reuniões, coletivas e pequenas conferências, o Festival registrou um total de 220 stands, 512 empresas, e aproximadamente 1.200 expositores/empresários, que puderam divulgar os seus produtos e serviços turísticos especializados.
O público participante deste ano foi da ordem de 6 mil pessoas, contando com as 28 caravanas com agentes de viagens e operadores de turismo, provenientes dos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Distrito Federal. As caravanas internacionais vieram do Paraguai, Argentina e Uruguai.
Fórum Internacional de Turismo do Iguassu
Considerado um dos principais eventos técnico-científicos do Brasil, o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu – com o tema central "Turismo e Hospitalidade – Tendências Tecnológicas", teve a sua sétima edição realizada, com a participação de 45 Instituições de Ensino do Brasil, Paraguai e Argentina.
O Fórum deste ano recebeu 900 inscrições para participação, entre estudantes, profissionais de turismo, professores, pesquisadores, políticos e empresários. A equipe técnica e comissão julgadora recebeu 95 trabalhos inscritos, dos quais 75 foram aprovados e publicados no site do Festival. Durante o evento, foram apresentadas 4 palestras e 1 conferência e, os premiados dessa edição do Fórum foram:
Categoria Artigo: 1º lugar: Eduardo Duarte Nascimento, Alexandre Pereira Mota e Elizabeth KyokoWada, com o tema: Hospitalidade e Stakeholders: estudo em moradia para velhos na cidade de São Paulo. Em 2º lugar: Kamila Brant de Araújo, com o tema: Reflexões do Programa de Turismo Solidário da Comunidade de Mendanha e Alecrim.
Categoria Resumo Expandido: 1º lugar: Maria Vitória Cabral Coutinho, Denize Teles Pires, Giane Nunes Teles com o tema: "Inventariação Dos Bens Naturais Do Município De Santa Vitoria Do Palmar/RS". Em 2º lugar: José Rodrigo Lima Torres, Ingrid Almeida Silva, Cibelle Batista Gondim, com o tema: "Planejamento De Práticas De Ecoturismo Na Área De Preservação Ambiental Da Barra Do Rio Mamanguape, Paraíba"
Resultados alcançados
No que se refere a geração de negócios, segundo a Presidência do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, o almejado é ultrapassar os valores alcançados nas edições anteriores, no semestre que sucede a realização do evento – junho de 2013. Além disso, espera-se um incremento nas tecnologias digitais, mercadológicas e sociais para o trade turístico local e de todo o Mercosul, com as contribuições de todos os expositores, parceiros, patrocinadores e players do turismo nacional e da América Latina.