A Avenida Tancredo Neves, do viaduto da BR-277 à barreira de controle da usina, será completamente revitalizada. As obras, que devem começar no início do ano que vem, incluem recapeamento, nova sinalização, iluminação mais moderna e até uma ciclovia. O projeto, depois de licitado, será financiado por Itaipu e poderá ser executado em etapas.
A expectativa é que as obras, orçadas em R$ 35 milhões, estejam prontas em 2012, segundo Andreas Schwartz, gerente do Departamento de Obras e Manutenção (ODM.CD). Ele ressalta que, em relação a outras avenidas de Foz do Iguaçu, a Tancredo Neves pode parecer estar em bom estado, mas tem problemas estruturais sérios, como falta de pontos de ônibus e de calçamento.
A avenida, que receberá uma nova manta asfáltica, passará a ter três pistas de cada lado. “A estrutura original da avenida, também conhecida como BR-600, é de alta qualidade, pois foi projetada para suportar o transporte do maquinário pesado necessário na usina. Mesmo assim, o novo asfalto trará mais conforto e segurança aos motoristas”, disse Andreas.
Também tendo em vista a segurança, a via ganhará nova iluminação e sinalização, com painéis luminosos que indicarão as condições do tráfego, temperatura e outros tipos de avisos, como horários de visitação à usina. Está prevista ainda a construção de uma ciclovia ao longo da avenida, iluminada com lâmpadas LED – mais econômicas e eficientes.