A iniciativa da Prefeitura conta com as parcerias do Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu – Foztrans, Guarda Municipal e Secretária Municipal de Esporte e Lazer. O objetivo do projeto Pedal Noturno, é oferecer uma opção para a prática de atividade física e também propor o uso da bicicleta, enquanto meio de transporte sustentável e ecológico. A atividade é gratuita, para qualquer faixa etária e conta com a participação de voluntários para passar orientações gerais as pessoas.
Segundo o coordenador do projeto Gerson Mariano Costa, “a ideia surgiu em razão de buscar um local mais seguro para pedalar, sendo para iniciantes, desportistas ou para simples lazer, as bicicletas estão cada dia mais perdendo seu lugar e com o tempo sendo esquecida”, comentou Costa.
O ciclismo é uma atividade aeróbica, que trabalha movimentos repetidos e constantes e, assim, equilibra a pressão e os níveis de triglicérides e gera perda de peso. Também se trata de boa atividade muscular, pois trabalha com intensidade um grande grupo de músculos do nosso corpo.