Foto: AMN |
A comitiva iguaçuense foi recebida por vários ministros em Brasilília nesta quarta-feira, 25 |
A comitiva foi recebida pela senadora Gleisi Hoffmann e as reuniões aconteceram no Ministério da Fazenda, Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Relações Exteriores e Assessoria Especial da Presidência da República.
Em pauta no Ministério da Fazenda, nas Relações Exteriores e na Assessoria Especial da Presidência, a regulamentação dos free shops e a redução da cota de compras na fronteira.
A comitiva foi recebida na Assessoria Especial da Presidência da República, por Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidente Dilma Roussef, onde foi possível explicar o impacto negativo da redução da cota de US$ 300 para US$ 150, tanto Foz do Iguaçu quanto Guairá.
“A reunião foi produtiva, e a expectativa é positiva. Fomos bem recebidos e tivemos a oportunidade de expor a nossa situação e os problemas que podem ocorrer a partir da redução da cota. Houve um compromisso do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e do secretário da Receita Federal, Jorge Rachid em reavaliar essa redução. Nós estamos otimistas e esperamos reverter à situação”, destacou o Prefeito Reni.
A redução da cota de compras no Paraguai de 300 para 150 dólares e a implantação das lojas francas denominadas free shops serão revistas. Este foi o compromisso do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e do secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, assumido ontem, 25, em Brasília-DF, na reunião com a comitiva de Foz do Iguaçu.
Ainda cumprindo agenda em Brasília a comitiva participou de uma reunião com a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira sobre o Plano de Manejo do Parque Nacional do Iguaçu, que envolve a restrição de circulação de veículos de turismo na unidade de conservação.