Não tem jeito! Para conhecer-se é preciso ver-se, tocar-se e sentir-se. É assim que a ginecologista Christiane Pereira, médica da Atenção Básica, orienta as mulheres que a procuram para aprender a fazer o autoexame das mamas. As técnicas devem ser colocadas em prática já na adolescência. Quanto mais cedo for a iniciação, mais chance a mulher tem de identificar nódulos ou anomalias. Cerca de 80% dos casos de tumores de mama são descobertos pelas próprias pacientes.
O autoexame é recomendado sempre após o ciclo menstrual. “No período pré-menstrual e durante a menstruação, a mama sofre algumas alterações. Por isso, a autopalpação deve ser feita de 5 a 7 dias após o ciclo”, explicou Christiane. Mulheres que já estejam na menopausa, devem escolher uma data mensal para a realização do autoexame.
A verificação caseira das mamas pode ser realizada em frente ao espelho, observando a forma, cor, pele, mamilos e secreções. “Os movimentos devem ser feitos a partir da periferia da mama em direção ao mamilo, sempre pressionando um pouco e usando a polpa dos dedos (digitais), e não as unhas ou a ponta”, ensinou a enfermeira obstetra Rozineide Batista dos Santos. As áreas próximas das axilas também devem receber atenção. O procedimento pode ser realizado durante o banho ou na posição deitada.
Mas o autoexame não elimina os exames clínicos e as visitas ao médico. “A mulher deve fazer a mamografia anualmente após os 40 anos, e quem já tem histórico de câncer de mama na família, a partir dos 35 anos”, orientou a médica Christiane.
Outubro Rosa
As técnicas de autoexame são um dos temas que ganham destaque durante o Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama.
Consultoras de beleza da Mary Kay estão participando da programação, oferecendo brindes e produtos como maquiagens e cremes para a pele. Com apoio do Provopar, as mulheres puderam inclusive cortar o cabelo. “Vim fazer o preventivo de colo de útero e aproveitei para sair mais bonita”, disse a vendedora MarileleCorvelloni, de 46 anos. Os participantes puderam degustar ainda de um café da manhã reforçado, oferecido pelos funcionários do posto de saúde.
Programação
A maior parte das UBSs vai realizar um diaou semana especiais do Outubro Rosa, mas na Vila Adriana, São João, Vila C Nova e AKLP, os agendamentos de mamografias e Papanicolau serão intensificados durante o mês todo. Veja a programação definida até agora:
14/10 – UBS JARDIM SÃO PAULO I (7H AS 17H)
15/10 – UBS PARQUE PRESIDENTE (8H ÀS 13H)
17/10 A 21/10 – UBS JD. AMÉRICA (8H ÀS 12H E DAS 13H ÀS 17H)
17/10 A 24/10 – UBS CURITIBANO (13H ÀS 18H)
19/10 – UBS VILA C VELHA (8H ÀS 12H) AÇÃO DE ALUNOS DA UNILA
21/10 – UBS MORUMBI II (9H AS 17H30)
21/10 – UBS CARIMÃ (7H30 AS 12H)
21/10 – UBS CIDADE NOVA (7H ÀS 13H)
22/10 – UBS PORTO BELO (8H ÀS 14)
22/10 – UBS VILA C VELHA (8H ÀS 12H)
22/10 – UBS TRÊS BANDEIRAS (8H ÀS 12H)
26/10 – UBS JD SP II (8H ÀS 17H)