A Câmara realiza na próxima quinta-feira (18), às 19h, audiência pública para debater a situação de regularização da titularidade das casas da Vila A, de Itaipu. A audiência atende ao Requerimento n°58/2013, de autoria do Presidente do Legislativo – Zé Carlos (PMN), com o objetivo de dar espaço às reivindicações da população. “A finalidade dessa audiência é buscar um senso comum entre os moradores da região e a Usina de Itaipu”, ressaltou o proponente.
Foto: Divulgação |
Vila A será tema de audiência pública nesta quinta-feira, 18, às 19h |
O encontro deve contar com a participação de representantes da Itaipu, da Caixa Econômica Federal e lideranças comunitárias da região, além dos vereadores da Casa de Leis.
O evento deve contar com a presença de representantes da sociedade civil organizada, do Poder Executivo, da Itaipu Binacional e demais autoridades convidadas ao debate. Segundo dados da Associação de Moradores da “Vila A” a região conta com cerca de 2.100 casas, sendo que 800 delas já foram vendidas. As outras moradias e aproximadamente 11 terrenos aguardam regularização.
HISTÓRICO
A Itaipu Binacional começou a ser construída em 1974. Entre os anos de 1975 a 1978 foram construídas nas margens (Brasileira e Paraguaia) cerca de 9 mil casas para abrigar os trabalhadores. Nos anos 80, no auge da construção, a Usina tinha cerca de 40 mil trabalhadores nos canteiros de obras, que moravam em quatro locais diferentes: Operários solteiros ficavam em alojamentos; Barrageiros casados ocupavam as 2,9 mil casas da Vila C e para a Vila A foram enviados funcionários de nível médio, para 2.094 unidades habitacionais. Já, a Vila B foi erguida para os engenheiros e diretores.