Uma audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (13) na Fundação Cultural discutiu os últimos detalhes da transferência do Hospital Municipal Padre Germano Lauck para a Fundação Hospital Municipal, que assume a direção em 19 de junho.
Além de representantes da Fundação, Secretaria da Saúde e demais setores da prefeitura, também estiveram presentes membros da sociedade civil.
A lei orgânica do município prevê que para que um bem público, no caso o hospital, seja apropriado por outra forma de administração é necessário um amplo debate público.
Participaram também da audiência o presidente da Fundação Hospital Municipal, Jorge Yamakoshi; a secretária de Saúde, Lettice de Lima; o procurador do município Acyr Bueno; o assessor especial de Governo, Carlos Budel; e o responsável pela transição da administração do hospital, Odair Silveira.
Os debates finalizaram com a aprovação da transferência do Hospital Municipal e toda a estrutura e patrimônio, para a Fundação Hospital Municipal.
O presidente da Fundação Hospital Municipal, Jorge Yamakoshi, garantiu que está tudo pronto para o início da administração pela Fundação no dia 19, com o encerramento do contrato com a Associação Pró-Saúde. “A equipe de médicos e funcionários está praticamente completa, houve algumas baixas, mas já estamos buscando alternativas, por meio de escalas, para sanar essa pequena dificuldade. A programação de cirurgias e atendimentos de urgência e emergência segue normalmente”, afirmou Yamakoshi.
Ele também falou sobre o projeto de ampliar o atendimento prestado pelo hospital e torná-lo ainda mais humanizado. “Já estamos preparando o hospital para esse tipo de serviço. Não é só termos mais leitos e pessoas, é preciso fazer um trabalho de reestruturação para alcançar esse objetivo. Tudo está se encaminhando e estamos finalizando alguns detalhes burocráticos, para implantarmos nossas prioridades”, explicou o presidente da Fundação.