Search
Previous slide
Next slide

Audiência debaterá reflexos econômicos do aumento do Mínimo Regional

Previous slide
Next slide

Acontece na sexta-feira (12) a partir das 10 horas, na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, a primeira de uma série de audiências públicas que a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná promoverá visando debater o aumento do salário mínimo regional, também conhecido como piso regional. A proposta encaminhada pelo Governo do Estado é de reajuste superior a 20% a ser estabelecido a partir do dia 1º de maio próximo.

A presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI), Elizangela de Paula Kuhn, afirmou que a entidade convidou associados e representantes da sociedade civil organizada para participar desse debate que vai refletir no aspecto financeiro de empresas de diversos segmentos. “Esperamos uma boa participação da classe empresarial por ser um tema de suma importância porque debaterá um projeto que pode comprometer a produtividade das empresas paranaenses”, ressaltou. 
 
A preocupação da diretoria da ACIFI e Conselho Superior Deliberativo da entidade foi tornada pública em 25 de janeiro deste ano, quando da visita do deputado estadual Reni Pereira à associação. Na ocasião, a presidente observou que a elevação do salário estadual para R$ 663,00 a R$ 765,00, aumento entre 11,9% e 21,5%, enquanto que a inflação no período, medida pelo INPC, foi de 4,18%, afeta as empresas que “já arcam com pesados encargos sociais e uma carga tributária das mais altas”, observou. Ela completa que, ao mesmo tempo, “não há nenhuma contrapartida ante as imposições de aumentos excessivos como este”.
 
Na oportunidade, a presidente solicitou ao deputado que tentasse abrir espaço para que a classe empresarial tivesse voz nesse trâmite. “Nossa mobilização em torno do assunto poderá fazer com que consigamos reverter esta situação”, afirmou.
 
Previous slide
Next slide