O genocídio do povo negro ocorre no Brasil e no mundo há muito tempo. A escravidão acabou, mas o racismo continua matando todos os dias. Ninguém deve calar-se ou permitir que vidas pretas – de crianças, jovens e adultos – sejam eliminadas pelo único fato de serem negras.
Com o chamado “Vidas Negras Importam”, o coletivo Fronteira Preta convoca a população de Foz do Iguaçu para ato antirracista neste domingo, 07, a partir das 11h, na Praça da Paz (Avenida JK). A mobilização acompanha a agenda nacional do movimento negro, que realizará atividades simultâneas em várias cidades.
“O ato antirracista tem por finalidade conscientizar a população sobre os problemas sofridos pela população preta, pois esses são sobreviventes de uma ‘guerra’ cotidiana”, expõe a professora Aline Torres, secretária de Igualdade Racial e Combate ao Racismo da APP-Sindicato/Foz, uma das mobilizadoras do protesto.
A manifestação em Foz do Iguaçu, no contexto das respostas da sociedade civil e de movimentos sociais ao racismo estrutural em vigor, será pacífica e com medidas de prevenção sanitária. Essas precauções são necessárias devido à pandemia de covid-19.
O ato antirracista, em praça pública ampla, ocorrerá sem passeata. Os participantes deverão usar máscara de proteção durante toda a manifestação, ter álcool em gel, manter distanciamento entre as pessoas e seguir outras normas preventivas recomendadas pelas autoridades em saúde pública.
Ato antirracista em Foz do Iguaçu
Data: domingo (7 de junho), às 11h
Local: Praça da Paz – Avenida JK, no centro
Acesse mais informações aqui.