Search
Previous slide
Next slide

Artistas iguaçuenses participam do Festival de Teatro em Florianópolis

Previous slide
Next slide

Os grupos artísticos da Casa do Teatro participam do II Festival de Teatro do Santinho, em Florianópolis (SC), de 9 a 15 de outubro. Serão quatro apresentações artísticas dos coletivos iguaçuenses ao longo da programação, que contará com espetáculos de teatro, oficinas, intervenções, performances e improvisos.

 
O Festival de Teatro do Santinho é um evento autogestionado, organizado e custeado por ativistas do “Engenho do Zé”, que agrega artistas e produtores culturais de Florianópolis e das cidades vizinhas. Região de praias, Santinho está localizada ao norte da capital catarinense. A mostra reúne companhias e atores que atuam em diferentes gêneros do fazer teatral, como forma de estimular o intercâmbio entre as metodologias do teatro experimental.

Foto: Áurea Cunha
“Ariano Espirituano, às vezes Suassuna”, cordel em homenagem a Ariano Suassuna

 

“A arte tem a condição de estabelecer trocas humanas como nenhuma outra atividade consegue produzir. Mais que um festival, esse encontro certamente irá fortalecer referências como a alteridade, o respeito e a convivência entre as pessoas, suas identidades e formas diferente de interpretar a vida”, diz Rosangela Rocha, coordenadora da Casa do Teatro.
 
Agenda cultural – Entre as atividades de Foz do Iguaçu, a Cia Artística Plugado! irá apresentar o espetáculo “A revolta dos perus”, sátira sobre as regras e comportamentos sociais, escrita na década de oitenta por Carlos Queiroz Telles, um dos fundadores do Teatro Oficina.
 
A Cia. Foz do Teatro, o mais antigo grupo cênico iguaçuense ainda em atividade, irá encenar a peça “Ariano Espirituano, às vezes Suassuna”, cordel que reúne teatro e música em homenagem ao escritor brasileiro Ariano Suassuna.
 
Já a Cia. Rabisco apresenta o trabalho “Os Saltimbancos”, que narra de forma alegórica as condições de poder e dominação da sociedade, através da representação em animais e no barão. O musical é um clássico inspirado no conto “Os Músicos de Bremen”, com versão em português e músicas adicionais de autoria de Chico Buarque.
 
Por fim, a Cia. Artística Plugado! irá conduzir o cortejo cultural do festival por meio dos tambores de percussão e maracatu, partindo do Pórtico do Santinho até o espaço das apresentações artísticas.

Foto: Divulgação
Cia. Artística Plugado! conduzirá o cortejo cultural do festival

 

“Conhecer o trabalho de outros grupos, interagir com artistas de outras  localidades, identificar novas perspectivas estéticas e levar a arte de Foz do Iguaçu para fora,  tudo isso será possível com nossa participação no Festival do Santinho”, diz Larissa Usanovich, atriz da Cia Artística Plugado!.
 
A trupe de artistas iguaçuense é formada por cerca de 40 pessoas e partirá de Foz do Iguaçu nesta sexta-feira. A locação do ônibus para o transporte do grupo foi possível com o apoio cultural da Fundação Cultural.
 

 

Previous slide
Next slide