Search
Previous slide
Next slide

Artista plástico Kobra visita Itaipu e conhece história dos operários que construíram a usina

Pela primeira vez em Foz do Iguaçu, o artista plástico Eduardo Kobra visitou a Itaipu Binacional no último sábado (29). Acompanhado da família, Kobra fez a visita panorâmica, o circuito especial da usina e conversou com barrageiros que ajudaram a construir a maior geradora de energia limpa e renovável do mundo.
Previous slide
Next slide

O artista, mundialmente conhecido por suas grandes obras, está na cidade para produzir um painel com quase 150 metros quadrados na fachada do Mercado Público Barrageiro, que deve ser oficialmente inaugurado em setembro.

O painel artístico será mais uma homenagem aos milhares de operários que ajudaram a construir a usina, nos anos 70.

“O meu trabalho tem sempre o objetivo de passar uma mensagem, e eu costumo dizer que a mensagem é mais importante que a pintura”, comentou o artista sobre a obra.  “A gente quer trazer essa memória, essa história, porque a arte de rua faz essa conexão, de transmitir a relevância não só de pessoas famosas, mas de anônimos que foram muito importantes” detalhou.

O passeio pela Itaipu foi importante para que o artista entendesse a dimensão da obra e conhecesse, através dos relatos dos trabalhadores, o desafio monumental de engenharia para a época. “Sempre busco a conexão com a história da cidade. Não se trata somente da estética, mas da conexão com o lugar, e aqui, o painel tem essa conexão com a construção de Itaipu e uma homenagem aos trabalhadores e a essas famílias que estão aqui até hoje”, comentou Kobra.

Com 36 anos de carreira e obras em mais de 30 países, Kobra alcançou reconhecimento global como um dos artistas mais renomados da atualidade. Sua jornada artística começou como pichador na adolescência.

Ao longo dos anos, Kobra desenvolveu seu estilo marcante de muralismo, caracterizado por cores vibrantes e contrastantes, e sua habilidade em retratar personalidades e fatos históricos, e questões sociais em murais gigantescos.

Fotos: Divulgação/Itaipu Binacional e Arquivos da rede social.

Previous slide
Next slide