Search
Previous slide
Next slide

Argentina passa a integrar o GT-Itaipu Saúde

Previous slide
Next slide

O Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT-Itaipu Saúde) conta a partir deste ano com a participação de representantes do Ministério da Saúde da Argentina.  Assessores do ministro Juan Luiz Manzur confirmaram presença na primeira reunião do ano marcada para terça-feira, 26, às 9h, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O foco do debate será o combate à dengue na tríplice fronteira. 

 
A experiência do grupo em ações integradas na região foi o ponto forte para a adesão  ao colegiado. O interesse foi demonstrado em dezembro, quando Manzur convidou os ministérios da Saúde do Brasil, Paraguai e Argentina para estudar uma estratégia comum de controle da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Essa ação já é desenvolvida pelo GT-Itaipu Saúde desde 2003. 
Segundo o coordenador do GT-Itaipu Saúde, Joel de Lima, assistente do DGB, após  a apresentação do  histórico e dos resultados dos trabalhos, o governo central daquele país confirmou a necessidade de participar das discussões.
     

 

$(function(){
// esconde o conteúdo de “saiba mais” que fica no rodape da pagina
$(‘div#contentcolumn .relacionada’).hide();
// armazena o conteudo da div
var contentDivSaibaMais = $(‘div#contentcolumn .relacionada’).html();
$(‘div#contentcolumn .new-div-relacionada’).html(contentDivSaibaMais);
});
Atividades
– Desde 2003 a Itaipu desenvolve relevante papel no fortalecimento das políticas públicas, em sintonia com a orientação do governo brasileiro, promovendo a cooperação entre os países vizinhos e a integração fronteiriça. “Ao assumir a presidência da República, Luis Inácio Lula da Silva pediu um olhar especial aos países vizinhos. A Itaipu, por sua característica binacional, saiu na frente neste processo”, destaca. 

           
O GT-Itaipu Saúde iniciou as atividades em 2003, com participantes dos poderes municipais, estaduais e federais do Brasil e do Paraguai. Três anos depois, ganhou novos integrantes. A Argentina aderiu ao grupo por intermédio da Província de Misiones, mas, este ano, o governo central também participará das reuniões. 
Previous slide
Next slide