Imagem: Divulgação |
Foz Futebol Clube tentará retornar à elite do futebol estadual |
A Segunda Divisão do Campeonato Paranaense de futebol deverá começar em 1º e 2 de maio. A data ainda não é oficial, mas é a mais provável que foi decidida no arbitral ocorrido nesta quinta-feira (25) na sede da Federação Paranaense de Futebol (FPF), em Curitiba.
Representantes de equipes estiveram presentes no arbitral que definiu 11 times na disputa. O Foz do Iguaçu Futebol Clube foi representado pelo presidente do clube Loiri José Dalla Corte (Lóli) e pelo diretor financeiro Arif Osman.
O Galo Maringá, que não participou da 1ª Divisão em 2009 e fora rebaixado à Divisão de Acesso, desistiu também da participação este ano. Com isso, o time deverá retornar às suas atividades apenas na 3ª Divisão. Quem já está lá é o Iguaçu, de União da Vitória. O time caiu direto por ter dívidas pendentes junto à tesouraria da FPF e também por seus dirigentes terem chegado atrasado ao arbitral.
Regulamento mantido – O regulamento da Divisão de Acesso foi mantido em relação ao ano passado. A diferença é que agora há uma equipe a mais. Os times participantes serão: Foz Futebol Clube, Londrina, Portuguesa Londrinense, Pato Branco, FC Cascavel, Sport Campo Mourão, Arapongas, São José dos Pinhais, Francisco Beltrão, AFA de Umuarama e Roma de Apucarana.
Na primeira fase, todos os times jogam entre si em turno único, classificando os seis primeiros à segunda fase e rebaixando os três últimos para a Terceira Divisão. Na segunda fase, os dois primeiros colocados da fase anterior garantem um ponto de bonificação. As equipes voltam a jogar entre si, mas desta vez em turno e returno, classificando os dois primeiros à Primeira Divisão de 2011.
Tabela ainda não divulgada – A tabela da competição ainda não foi divulgada pela Federação Paranaense de Futebol, o que deverá acontecer nos próximos dias. Ela já foi estabelecida, faltando apenas a primeira rodada a ser definida. A entidade aceita sugestões dos times.
De acordo com o diretor financeiro do Foz FC, Arif Osman, ele e Lóli sugeriram que a estreia do Foz fosse contra o Londrina, em Foz do Iguaçu. “Como o Londrina está suspenso por um mando de jogo, sugerimos fazer a estreia contra eles, porque acreditamos que a partida irá atrair um bom público. Agora vamos esperar a decisão”, disse Osman. A Portuguesa Londrinense é outra equipe que perderá um mando de campo por uma rodada.
Na primeira fase os jogos serão todos nos finais de semana e o torneio não será interrompido durante a Copa do Mundo – de 11 de junho a 11 de julho. Apenas não haverá partidas quando coincidir com jogos da seleção brasileira de futebol.