Recentemente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou mais um reajuste para as bandeiras tarifárias no Brasil. Diminuir a conta de luz vai ficar ainda mais difícil depois do reajuste de 63,7% na bandeira de patamar vermelho 1. No entanto, as outras faixas também ficaram ainda mais caras.
De acordo com o divulgado, a bandeira de patamar vermelho 2 aumentará 3,2%, a amarela sobe 59,5% e a verde continuará sem nenhuma cobrança. Os novos valores serão aplicados a partir do dia 1º de julho e vão se manter até o final de 2023. Por isso, mais do que nunca, se tornou necessário adotar táticas para conseguir diminuir a conta de luz e fazer um consumo consciente.
Confira as melhores estratégias para diminuir a conta de luz no mês
Pode parecer um desafio muito grande conseguir economizar energia elétrica e diminuir a conta de luz mensal. Algumas pessoas já adotaram diversos hábitos para fazer isso, mas ainda assim é possível que alguns detalhes possam ser ajustados para que o orçamento ganhe mais alívio.
1 – Comece trocando suas lâmpadas de filamento por LED
As lâmpadas de LED não são novidades, mas muitas pessoas simplesmente não aderiram à mudança. No entanto, elas podem ser entre 70% e 90% mais econômicas do que as tradicionais, além de durarem 10 vezes mais. Ou seja, vale a pena gastar um pouquinho a mais para economizar muito no fim do mês.
2 – Tire os aparelhos da tomada
Sabe aqueles eletrodomésticos que mantêm uma luz acesa mesmo quando estão desligados? Pois é, você deve retirá-los da tomada para que eles fiquem totalmente desativados. A indicação de stand-by significa que o equipamento continua consumindo energia e impactando na fatura do mês
Escola carente recebe computadores de ação social feita por empresas de Ciudad del Este
3 – Tome banho durante o dia
Ao tomar banho durante o dia você pode utilizar o modo verão do chuveiro ou simplesmente desligá-lo, se a água estiver quente. Esse simples ato pode reduzir muito o consumo de energia e diminuir a conta de luz.
4 – Aproveite a luz natural do dia
Durante o dia, abra as cortinas e deixe a luz do sol invadir sua casa para poder desligar qualquer lâmpada. Assim, toda a energia gasta para que os ambientes sejam iluminados será poupada de maneira bem eficiente.
5 – Tarifa Social
Consulte se você pode aderir ao programa de Tarifa Social de Energia Elétrica estimulado pelo governo federal. Caso preencha os pré-requisitos para participar, a economia pode variar entre 10% a 100% na conta de luz.
Se o seu consumo gira em torno de 30 kWh, dá para receber um desconto de 65% na conta de luz. Para ter direito à Tarifa Social, é preciso se enquadrar em algum dos seguintes critérios:
– Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo (CadÚnico). A renda familiar precisa ser menor ou igual a meio salário-mínimo;
– Pessoas com mais de 65 anos ou com alguma deficiência e que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Assistência Social;
– Famílias com renda de até três salários-mínimos inscritas no CadÚnico e que tenham entre seus integrantes pessoas com alguma doença ou deficiência, a qual demande aparelhos que consomem eletricidade. Acompanhe outras dicas aqui no site!