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André Schmidt: aos seis anos, paranaense já leu mais de 150 livros

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Imagem: Divulgação
Aos seis anos, André Schimidt leu mais de 150 livros

Tudo começou quando Arlene Schmidt, em visita à casa de um colega de sala de seu filho, André Vinícius Zicka Schmidt, conheceu o material didático do Kumon. De início, achou o conteúdo muito rico e atrativo para as crianças e decidiu conhecer algumas unidades da Rede e matricular André no curso de Português – nasce então a história do Pequeno Notável.

Aos quatro anos de idade, para estimular o seu interesse e desenvolver sua capacidade mental, André passou a frequentar regularmente o curso de Português. Sua mãe, que é professora de piano, sempre buscou desenvolver com atividades agradáveis e instrutivas o potencial de seu filho e encontrou no Kumon um aliado que, por meio do ensino individual, potencializa as capacidades da criança, sempre respeitando seus limites e particularidades.

Ela sabia que a formação do gosto pela leitura é um trabalho permanente e não pode ser feito com imposições. É importante que os pequenos tenham exemplos que mostrem o encanto pela leitura, ou seja, os pais devem servir de modelo, despertando nos filhos o interesse e o desejo de também serem bons leitores.

Por isso, quando tinha apenas um ano de idade, os pais de André começaram a presenteá-lo com muitos livros, lendo as histórias todas as noites em voz alta. Já aos dois anos, começaram a levá-lo em livrarias nas quais o acesso aos livros é livre – nessas lojas acontecem também a “Hora do Conto”, momento em que as histórias são contadas de maneira muito lúdica e que permitem uma grande interação das crianças. O universo dos livros o encantava e seu gosto pela leitura só aumentava. De tanto ouvir as histórias dos pais ele decorou um livro de poesias “Rima pra cá, Rima pra lá”.

André se tornou um leitor aos quatro anos de idade, em apenas três meses foi alfabetizado no Kumon e, a partir daí, teve a oportunidade de ler e vivenciar as histórias dos livros e revistas por meio de suas próprias experiências.

A grande chave para este sucesso se deve à participação ativa dos pais em ensinar o filho com situações cotidianas, como números em casas, preços, quebra-cabeças e, principalmente, livros didáticos e ilustrativos.

Seis anos de idade e mais de 153 livros lidos – Com todo este apoio e incentivo, não é à toa que André chegou tão longe. Hoje, aos seis anos e apenas dois anos após ser matriculado no Kumon, tornou-se o mais jovem concluinte do curso de Português da América Latina.

O despertar de André para a leitura e o seu fantástico desempenho aconteceram, principalmente, por ele ser constantemente motivado e incentivado a buscar desafios. Com tão pouca idade, já leu 153 livros. Entre os seus preferidos estão desde os de ação e passatempo até “Dom Quixote”, “A volta ao mundo em 80 dias”, “Moby Dick” e “Meninos sem Pátria”.

A capacidade de interpretação e compreensão de André é muito desenvolvida, tanto que ainda cursando a Primeira Série do Ensino Fundamental, graças ao potencial que foi desenvolvido pelo curso, já tem noção da Língua Portuguesa equivalente ao de um aluno do Colegial.

A alegria vibrante de André quando tem um novo título nas mãos é reflexo do sentimento cultivado nele por seus pais. “O que mais importa é fazer com que as crianças gostem da leitura”. Essa sábia frase, dita pelo professor Toru Kumon remete ao desejo de que todos os pais e educadores despertem o interesse das crianças pela leitura, atividade fundamental para o aprendizado e compreensão que elas terão da vida.

O incentivo à leitura, principalmente quando vindo dos pais, é algo vital para a formação do caráter das pessoas. Quando a criança forma um bom vocabulário, começa a entender a razão das coisas e a compreender os problemas. Por meio da leitura pode-se ter também uma visão ampla e profunda do mundo e das outras pessoas.

E este é o caso de André, que tem compreensão rápida das coisas, demonstra muita capacidade de memorização e sempre comenta o que está lendo, de forma muito inteligente e elaborada. Agora, ele está iniciando uma nova fase em sua vida, cursando também Matemática e já está um ano adiantado na matéria, com relação ao currículo escolar normal.

André é muito participativo nas atividades com os colegas, no colégio ajuda nos deveres, está sempre disposto e é muito sociável. “Seu relacionamento com os colegas é o melhor possível. Ele é muito atencioso, compreensivo, tranquilo e alegre. Sempre sorridente e participativo, meu filho é o tipo de criança que todos gostam de ter por perto”, ressalta a mãe Arlene.

“Vejo que o Kumon cumpriu o papel a que se propôs de formar leitores, alunos autodidatas e valorizar as capacidades da criança individualmente, no André reconheço todas essas características e fico muito feliz”, finaliza a orgulhosa mamãe.

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