Search
Previous slide
Next slide

Ambiente educacional do Parque Tecnológico Itaipu-Brasil promove a conexão com mais de 6 mil estudantes e 500 professores

Previous slide
Next slide

Neste dia 28 de abril, Dia Nacional da Educação, o PTI-BR destaca a atuação das instituições de ensino que integram o seu ecossistema de inovação; Data também marca o lançamento de turma gratuita do curso sobre Metodologias Ativas

Um dos objetivos do Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) é desenvolver um ambiente de sinergia entre empresas, escolas e universidades, com foco no desenvolvimento de Foz do Iguaçu e região. Criado em 2003 pela Itaipu Binacional, o PTI-BR tem com o propósito integrar
e transformar
conhecimentos e tecnologias em
soluções para o progresso da
sociedade por meio do fomento a inovação e a busca de soluções sustentáveis e tecnológicas que promovam o desenvolvimento social e econômico.

Uma das formas de atingir a missão é por meio das ações educacionais promovidas pelo PTI-BR em parceria com outras instituições, como a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), o Centro de Engenharia e Ciência Exatas da Unioeste (CECE), o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), uma unidade do Colégio Sesi Internacional Trilíngue com oferta do ensino médio e instituições voltadas a inclusão de jovens no mercado de trabalho: Trilha Jovem do Polo Iguassu e o Programa ViraVida do Sesi.

A UNILA é reconhecida por sua abordagem interdisciplinar e multicultural, que busca promover a integração entre os países latino-americanos por meio da educação. A universidade conta com uma infraestrutura moderna e completa, com laboratórios de pesquisa, salas de aula equipadas, biblioteca e espaços para atividades culturais e esportivas.

O CECE da Unioeste oferece cursos de graduação e pós-graduação em áreas estratégicas para o desenvolvimento tecnológico e econômico, desenvolvendo pesquisas científicas e tecnológicas de ponta, promovendo ações de extensão universitária e realizando eventos científicos e tecnológicos para a formação de profissionais capacitados e para o desenvolvimento da região.

A UAB oferece cursos de graduação e pós-graduação na modalidade de educação a distância. Criado em parceria com os estados, municípios e universidades públicas de ensino superior, o Polo da UAB de Foz do Iguaçu tem como objetivo ampliar o número de vagas na educação superior, com prioridade para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério.

O Colégio Sesi Internacional conta com turmas de ensino médio trilíngue com aulas em português, inglês e espanhol, possibilitando aos alunos a habilidade de se comunicar nos 3 idiomas, além de certificação de proficiência internacional emitido pelas principais universidades. Por meio da parceria com o PTI, as aulas do ensino médio trilíngue são ministradas em um ambiente multicultural dentro do Parque com a possibilidade de cursos técnicos pelo Senai.

Outra linha de atuação do PTI-BR são os projetos sociais, como o Trilha Jovem do Polo Iguassu e o Programa ViraVida do Sesi. Esses programas têm como objetivo promover a inclusão social e a qualificação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, preparando-os para o mercado de trabalho e para a vida.

Somente em 2022 estiveram conectados ao ambiente educacional do PTI-BR mais de 6 mil estudantes e 500 professores.

De acordo com a gerente da área de Ciência e Educação, Andrea Pavei Schmoeller, as ações educacionais promovidas pelo Parque Tecnológico têm como objetivo formar profissionais capacitados para atuar em áreas estratégicas do setor de tecnologia e inovação, além de incentivar o empreendedorismo e a criação de startups. “O PTI busca promover a integração entre a academia e as empresas de base tecnológica, a fim de transformar conhecimentos e tecnologias em soluções para a sociedade”, destacou.

Lançamento curso gratuito 
Neste Dia da Educação, o Parque Tecnológico Itaipu lança de forma gratuita uma turma do curso de Introdução às Metodologias Ativas: Educação 4.0. A iniciativa chega para apoiar professores da rede pública e privada e demais interessados no tema, a promover habilidades colaborativas e cognitivas nos estudantes, por meio de novas formas de aprender.

No curso de “Metodologias Ativas: Educação 4.0”, será estudado: aspectos básicos das metodologias ativas; ensino por investigação; aprendizagem baseada em projetos; movimento maker e aprendizagem criativa. O conteúdo programático do curso vem para apoiar na resolução de problemas reais, deixando os alunos mais preparados para as competências exigidas pelo mercado de trabalho.

Para se inscrever no curso o aluno deverá acessar a página: https://www.sympla.com.br/evento-online/curso-introducao-as-metodologias-ativas-educacao-4-0-turma-01-23/1967926

Previous slide
Next slide