Search
Previous slide
Next slide

ALERTA VERMELHO: Paraguai anuncia novas restrições para 23 cidades

Previous slide
Next slide
Ministros da Saúde, Interior e Educação do Paraguai durante conferência à imprensa.

As principais medidas anunciadas no Decreto nº 4989 são a suspensão das aulas presenciais e a restrição da circulação entre as 20h00 e as 05h00. Ambas as medidas entrarão em vigor a partir de quinta-feira, dia 18.

As novas medidas restritivas anunciadas pelos ministros Júlio Borba (Saúde), Arnaldo Giuzzio (Interior) e Juan Brunetti (Educação) estão válidas até 04 de abril e afetarão as cidades de Assunção, Ayolas, Caacupé. Caazapá, Caraguatay, Ciudad del Este, Coronel Bogado, Encarnacion, Fernando de la Mora, Fram, Guaraambaré, Hohenau, Lambaré, Luque, Mariano Roque Alonso, Ñemby, Paraguarí, Pilar, San Bernardino, San Juan Bautista, San Lorenzo, Villa Elisa , Villarrica. 

Entre as diversas medidas anunciadas, a mais importante delas, e que deve influenciar diretamente o cotidiano dos moradores e frequentadores das cidades de fronteira, é a que restringe a circulação de pessoas e o funcionamento de empreendimentos comerciais (considerados não essenciais) entre as 20h00 e 05h00, que deve entrar em vigor a partir da próxima quinta-feira e seguirá desta forma, pelo menos até o próximo dia 04 de abril. Desde que essa mesma medida foi instituída em Foz do Iguaçu, no lado brasileiro da fronteira, centenas de jovens decidiram recorrer ao lado paraguaio da fronteira para seguir socializando após o horário de restrição, participando e promovendo festas que geraram muita aglomeração e que foram denunciadas através das mídias sociais. No segundo fim de semana, já com a restrição funcionando em Foz do Iguaçu, 111 (cento e onze) jovens brasileiros foram deportados do Paraguai após serem flagrados em uma festa que foi organizada em um bar nas proximidades do Lago de La República em Ciudad Del Este. 

Durante este período, o Decreto nº4989 prevê a instalação e utilização controles policiais e militares e a circulação será permitida apenas para atividades essenciais, enquanto os eventos sociais serão suspensos e a atividade das casas noturnas restrita a partir das 20h.

O funcionamento das lojas em Ciudad Del Este não será afetado, e as compras para moradores e turistas estão garantidas durante a vigência do atual decreto. 

 

Com informações: Diário La Nación e Diário La Clave.

Previous slide
Next slide