Search
Previous slide
Next slide

ADERE fará mutirão de limpeza no Rio Tamanduá neste sábado, 10

Previous slide
Next slide


Uma equipe de 30 voluntários da Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia (ADERE) fará a limpeza das margens do Rio Tamanduá, na região do Remanso Grande, neste sábado, 10, a partir das 10 horas da manhã.

A atividade, que tem o apoio da Itaipu Binacional, faz parte das ações socioambientais desenvolvidas pela ADERE há 16 anos. Outra atividade semelhante está programada para o dia 17 de setembro (sábado) no Terminal Turístico de Três Lagoas. Neste dia pelo menos 50 voluntários da ADERE devem se revezar na limpeza, com o recolhimento de lixo em toda a extensão da prainha.

De acordo com o presidente da ADERE Raby Khalil, a intenção é criar uma mobilização permanente e levantar propostas para a criação de parques ambientais nestas áreas. “A partir destas ações, nós pretendemos levantar bandeiras para a transformação destas áreas em parques municipais. Começamos com a conscientização ambiental, recuperando estes espaços e combatendo o descarte de lixo”, pontuou.

Tamanduá

Segundo a Sanepar, cerca de 30% da população iguaçuense consome a água captada no Tamanduá, que é fonte de abastecimento desde 1978. O rio só é utilizado em razão da mata ciliar preservada e dos trabalhos de sensibilização ambiental realizados nos últimos anos. Grande parte deste trabalho foi desenvolvido pela ADERE e voluntários de outras instituições, que recolheram toneladas de lixo nas trilhas ao redor do rio, desde a nascente, na divisa com Santa Terezinha de Itaipu, até a captação, próxima ao Rio Iguaçu.

Serviço

Neste sábado, 10, a limpeza será feita nas proximidades da subestação de captação da Sanepar, local conhecido como Recanto do Rio Tamanduá, abaixo do Hotel Panorama.  A ação deve prosseguir até as 14 horas.

“Esta é uma prática antiga da Adere, mas estávamos de stand by porque atuamos muito dentro dos conselhos e na organização de eventos esportivos. Agora queremos reativar estes projetos e com ainda mais força”, declarou Khalil.

O que são?

Os parques ambientais têm possibilitado a melhoria da qualidade de vida da população em diversas cidades ao redor do mundo, como Chicago e Los Angeles, nos Estados Unidos e Medellín, na Colômbia. Os gestores destas cidades souberam transformar espaços abandonados ou descuidados em projetos sustentáveis, integrando os rios à cidade e oferecendo novos espaços de lazer a população e turistas.

Previous slide
Next slide