Os ministros Juca Ferreira… |
O documento será assinado pelo ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, o ministro da Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai, Tício Escobar, e os diretores-gerais brasileiro e paraguaio de Itaipu, Jorge Samek e Gustavo Codas Friedmann. A solenidade está marcada para as 9 horas desta sexta-feira, no Edifício de Produção.
O objetivo é promover e fortalecer a cultura nos dois países, além de potencializar os resultados dos programas já existentes e incorporar novas ações que aumentem qualitativamente a oferta de bens e serviços culturais. E, ainda, valorizar a diversidade cultural e o patrimônio cultural material e imaterial, preservar a memória promover a cidadania e o desenvolvimento humano sustentável.
Segundo o ministro Juca Ferreira, o governo brasileiro percebe cada vez mais que não basta estabelecer relações comerciais e geopolíticas no âmbito do Mercosul para fortalecer o bloco. “É preciso haver também aproximação e intercâmbio cultural, para reduzirmos diferenças regionais existentes e nos tornarmos um grande território cultural”, afirma.
Já está definido que os planos de trabalho serão elaborados em quatro eixos temáticos: Cultura e Cidadania; Cultura e Economia; Cultura, Cidades e Território e Cultura e Diversidade. As regiões beneficiadas serão as de influência do reservatório da Itaipu, que abrange todo o Paraguai e os 29 municípios da Bacia do Paraná 3, no lado brasileiro.
…e Ticio Escobar assinaram em 2009 a “Declaração de Assunção”, que estabeleceu os eixos estratégicos para uma agenda de cooperação e intercâmbio |
Os ministros da Cultura do Brasil e do Paraguai e suas equipes técnicas já se encontraram em diversas ocasiões e há clara sintonia entre os respectivos projetos e o direcionamento da política cultural como um todo.